Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Abertas inscrições para bolsistas em projeto de engenharia

Engenharia Transparente MS

Abertas inscrições para bolsistas em projeto de engenharia

Docentes e técnicos do IFMS serão selecionados para atuar em vistorias de obras públicas. Estudantes também participarão do projeto
por Osvaldo Sato publicado: 27/11/2023 16h22 última modificação: 27/11/2023 16h55

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira, 27, as inscrições para a seleção de servidores da instituição que atuarão como bolsistas no projeto Engenharia Transparente MS.

O objetivo do projeto é avaliar as entregas de obras e/ou serviços de engenharia no Estado, realizados por meio de convênios celebrados entre a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e 17 municípios.

As equipes de cada rota - em um total de seis rotas - serão formadas por quatro integrantes, sendo um técnico-administrativo, um docente, um estudante e um motorista. Todos receberão bolsa para o desempenho das atividades.

O edital selecionará seis técnico-administrativos e seis docentes. Os técnicos serão responsáveis por selecionar os motoristas, e os docentes selecionarão os estudantes que irão orientar para elaborar as atividades do projeto.

Os servidores devem ter formação em Engenharia Civil ou Arquitetura e, no mínimo, um ano de vínculo no serviço público federal. Os técnicos devem ter, ainda, experiência de um ano em vistoria de obras públicas; e os docentes devem ter experiência de um ano de magistério no ensino superior.

O requisito mínimo para os estudantes que serão selecionados é de que estejam matriculados em um dos cursos superiores de Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo do IFMS. Os motoristas deverão ter experiência mínima comprovada de três anos nessa função.

O Edital nº 92/2023 com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS.

"O valor total para a execução do projeto, cerca de R$ 327 mil, é proveniente de um Termo de Execução Descentralizada repassado pela Sudeco ao IFMS", explica a coordenadora do projeto, Lilyan Cristaldo.

Inscrições - Devem ser feitas até 3 de dezembrovia o formulário on-line

Além do preenchimento do formulário, o candidato deve enviar, em formato pdf, cópia de documentos pessoais, comprovantes de escolaridade, de vínculo com o IFMS e de experiência, todos listados no edital.

Os resultados preliminar e final da seleção estão previstos para os dias 11 e 13 de dezembro, respectivamente. As atividades do projeto começam no dia seguinte.

Bolsas - A tabela de composição das bolsas que serão concedidas aos integrantes das equipes está disponível no Anexo I do edital de abertura da seleção.

As bolsas para os técnicos-administrativos que atuarão na análise técnica das obras serão pagas por hora-técnica e totalizarão entre R$ 15.600,00 e R$ 26.000,00, a depender da rota. O valor da bolsa dos docentes será de R$ 800 e dos estudantes de R$ 700, e em ambos casos os valores serão pagos por um período de seis meses.

Na tabela constam ainda as descrições de cada atividade por integrante da equipe, bem como a quantidade de horas, de acordo com a unidade de medida, e os valores unitário e total de cada bolsa a ser concedida.

Além das bolsas, os docentes, técnicos e estudantes participantes do projeto receberão diárias para custeio das viagens.

A coordenadora de Planejamento do IFMS, Lilyan Cristado, responsável pela coordenação do projeto Engenharia Transparente MS, explica qual a fonte dos recursos para a operacionalização das atividades.

"O valor total para a execução do projeto, cerca de R$ 327 mil, é proveniente de um Termo de Execução Descentralizada repassado pela Sudeco ao IFMS. Esses recursos serão geridos por meio da Fundação de Apoio Uniselva, da Universidade Federal de Mato Grosso, credenciada a atuar na gestão de projetos do IFMS", detalha a coordenadora.

Edital Com essa iniciativa, o IFMS busca contribuir para a melhoria da eficiência e efetividade na entrega de obras de engenharia em municípios do Mato Grosso do Sul, além de oferecer oportunidades de bolsas para servidores e público externo interessados em atuar no projeto.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas para a Coordenação de Planejamento da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), pelo e-mail .

* Texto alterado às 16h55 de 27/11/23 para a correção de informações sobre os valores das bolsas a serem pagas aos servidores técnico-administrativos e docentes, e aos estudantes; e para a inclusão dos requisitos dos estudantes e motoristas que serão selecionados posteriormente, pelos docentes e técnicos selecionados neste edital.