Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Abertas inscrições para seleção da sede dos JIFMS 2023

Jogos do IFMS

Abertas inscrições para seleção da sede dos JIFMS 2023

Campus selecionado receberá apoio financeiro para custeio do evento e pagamento de bolsas estudantis. Competição será realizada em junho
por Osvaldo Sato publicado: 20/03/2023 09h55 última modificação: 20/03/2023 09h55

Tem início nesta segunda-feira, 20, o prazo para submissão de propostas no edital que visa selecionar o campus a sediar a edição 2023 dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS). A unidade receberá apoio financeiro para realizar o evento esportivo e pagar bolsas a estudantes envolvidos com a organização.

As regras de participação estão disponíveis no Edital nº 020/2023, publicado na Central de Seleção do IFMS.

O projeto a ser apresentado pelo campus interessado deverá prever a realização dos JIFMS entre os dias 12 e 16 de junho, além das atividades preparatórias para o evento, como a previsão de gastos e definição dos responsáveis pelas ações.

O coordenador da proposta deverá ser servidor do quadro efetivo e indicado pela direção-geral do campus.

Submissão - A proposta deverá ser submetida até sexta-feira, 24.

O coordenador da proposta deve preencher o Plano de Trabalho e coletar as assinaturas do Termo de Compromisso (Anexo I), preencher o checklist de infraestrutura (Anexo II), criar um processo no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), anexar os documentos e encaminhá-los à Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

De acordo com o cronograma do edital, o período de avaliação das propostas vai de 27 a 31 de março. Os resultados preliminar e final estão previstos para 3 e 6 de abril, respectivamente.

A organização do evento deve seguir o previsto no Manual para realização dos JIFMS.

Recursos - O recurso total a ser disponibilizado pela Proex neste edital é de R$ 92,4 mil. Desse montante, R$ 90 mil deverão ser utilizados para o custeio do evento. O valor, oriundo do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), será destinado ao coordenador dos JIFMS 2023.

Os outros R$ 2,4 mil deverão ser destinados ao pagamento de bolsas estudantis a serem concedidos pela Comissão Organizadora, de acordo com o Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex).

JIFMS - Os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul são realizados anualmente.

As competições são classificatórias para a Etapa Centro-Oeste dos Jogos do Instituto Federal (JIFCO), que por sua vez classifica atletas para os Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF).

Nos JIFMS, os estudantes dos dez campi do IFMS disputam provas de atletismo, basquete, futsal, judô, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez.

A primeira edição do evento foi promovida em 2014, em Campo Grande, sede que se repetiu nos dois anos seguintes. Também sediaram o evento os campi Dourados (2017), Corumbá (2018), Três Lagoas (2019) e Coxim (2022). Nos anos de 2020 e 2021 os JIFMS não foram realizados devido à pandemia de Covid-19.

Confira galeria de fotos do JIFMS.