Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Abertas inscrições para seleção de projetos de negócios

TecnoIF

Abertas inscrições para seleção de projetos de negócios

Edital visa a aceleração das Incubadoras de Empresas nas unidades do IFMS. Prazo segue aberto até dia 11 de junho
por Cleyton Lutz publicado: 22/05/2023 13h53 última modificação: 22/05/2023 13h53

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas na seleção de projetos de negócios destinados a integrarem o programa de aceleração nas unidades da Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF). 

O programa busca fornecer condições para que as ideias propostas se tornem negócios viáveis e escaláveis nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

A atuação compreende desde a fase de investigação – período em que as ideias inovadoras são estimuladas, desenvolvidas com profundidade e o potencial analisado – até a primeira venda do negócio. 

Durante o período, serão preparados protótipos que tenham condições de ingressar e crescer no mercado como um produto, processo ou serviço; formação empreendedora; e expansão da rede de contatos dos estudantes com empresas/instituições para firmarem parcerias (networking). 

Os selecionados receberão apoio da incubadora para a validação do projeto, design, produção de protótipos até a primeira venda. O valor total disponibilizado é de R$ 40 mil, para até dez propostas. 

Inscrições – Podem ser feitas até dia 11 de junho, por meio do endereço eletrônico correspondente à unidade TecnoIF no Sistema Bússola. O acesso pode ser feito pela Central de Seleção, onde está publicado o edital de abertura. 

As inscrições são abertas a estudantes e servidores que desejem participar do programa, de maneira individual, em duplas ou em equipes, e tenham interesse em criar um negócio inovador a partir de um problema, necessidade ou oportunidade identificada no mercado. 

O processo de apresentação e seleção das propostas está dividido em duas etapas. A primeira delas é a recepção e pré-seleção de propostas, de acordo com os indicadores e critérios de avaliação relacionados no edital de abertura. A segunda consiste na avaliação e contração das propostas. 

A seleção será conduzida pelas coordenações locais das unidades TecnoIF, responsáveis pelo processo interno em cada campus e submissão das propostas. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em 15 de junho. 

Programa de Aceleração – As equipes selecionadas serão integradas à TecnoIF, por meio do sistema de incubação, na modalidade “pré-incubação”. O período de aceleração terá duração de seis meses, a partir da data de início das atividades, seguindo o cronograma previsto em edital. 

Na trilha para o desenvolvimento da pré-incubação estão ações como a modelagem do negócio, participação em formação empreendedora, elaboração de um produto minimamente viável e a realização de um evento de lançamento, com a apresentação dos novos negócios à comunidade. 

Os recursos financeiros disponibilizados se destinam à aquisição de itens de custeio, para implementação do projeto. 

A seleção tem o intuito de apoiar a criação de negócios inovadores e de impacto socioambiental, alinhado a diferentes objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), visando a transformação social do local onde o mesmo será instalado. 

TecnoIF – A Incubadora de Empresas do IFMS é um agente facilitador do processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos e gerenciais, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pela instituição. 

Atualmente a Incubadora de Empresas conta com unidades em dos todos os campi do Instituto Federal. Mais informações estão disponíveis na página da TecnoIF.