Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Abertas mais de 1,8 mil vagas no ensino técnico integrado

Exame de Seleção 2024

Abertas mais de 1,8 mil vagas no ensino técnico integrado

Edital com todas as regras do processo seletivo está publicado. Prazo de inscrições começa na sexta-feira, 11
por Laura Silveira publicado: 07/08/2023 16h10 última modificação: 28/08/2023 10h56

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul publicou nesta segunda-feira, 7, o edital de abertura do Exame de Seleção 2024, com a oferta de 1.824 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

O prazo de inscrições será aberto na próxima sexta-feira, 11.

Os cursos são gratuitos e oferecidos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

São 11 opções: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

No ensino técnico integrado o estudante tem a oportunidade de cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida. Os cursos têm duração de três anos. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Para participar do Exame de Seleção e concorrer a uma vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Todas as regras e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 062/2023.

Confira mais informações no hotsite do Exame de Seleção 2024!

Ação afirmativa (cotas) - Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública.

Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente o edital de abertura.

Inscrições - Poderão ser feitas a partir de sexta-feira, 11, pela Página do Candidato da Central de Seleção. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato. O valor da taxa é de R$ 20.

Será concedida isenção da taxa aos candidatos que comprovarem estar matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escola pública - o que poderá ser feito por meio da apresentação de declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola - ou que apresentem a Folha Resumo do comprovante de cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

O pedido de isenção deverá ser feito entre 11 de agosto e 27 de setembro, no ato da inscrição, selecionando o item 'Isento' no campo 'Forma de Inscrição' no sistema da Central de Seleção, devendo ser anexado o documento comprobatório.

As inscrições para o Exame de Seleção 2024 terminam em  8 de outubro.

Prova - Será aplicada no dia 29 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas.

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no edital (Anexo X).

A previsão é de que resultado final do Exame de Seleção e a primeira chamada sejam publicados no dia 20 de dezembro, com matrículas em janeiro de 2024.

Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão Central do Exame pode ser feito pelo e-mail .

Quadro de Vagas

Vespertino 36
Informática Matutino 36
Vespertino 36
*Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
*Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.

* Matéria alterada às 7h05 de 11/08/2023 para correção de informação sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição, que será permitida apenas aos candidatos matriculados no 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas, e não aos que concluíram o 9º  ano do ensino fundamental em escolas públicas.
* Matéria atualizada às 10h56 do dia 28/08/23 para inclusão de 40 vagas no curso de Agropecuária do Campus Coxim após retificação do edital de abertura do Exame de Seleção 2024.