Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberto prazo de matrícula em vagas no 2º semestre

Graduação

Aberto prazo de matrícula em vagas no 2º semestre

Edital de convocação da primeira chamada e manifestação de interesse está disponível na Central de Seleção. Prazo vai até dia 16
por Paulo Gomes publicado: 05/06/2023 15h07 última modificação: 05/06/2023 15h07

Os convocados em primeira chamada para cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com início no segundo semestre, devem realizar a matrícula até o próximo dia 16. Foram abertas 760 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas.  

A matrícula deve ser feita por meio do Sistema de Matrículas do IFMS, conforme as orientações descritas no item 8 do edital de abertura (e no edital de primeira chamada), publicados na Central de Seleção.  Dentre os documentos necessários estão: 

  • CPF (cadastro de pessoa física) próprio;
  • Documento oficial de identificação, com foto;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar;
  • Foto 3x4 recente ou selfie (verifique detalhes no edital);
  • Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou de equivalência de cursos concluídos no exterior;
  • Documentos que comprovem direito a cota, quando for o caso;
  • Laudo Médico (Concorrentes a vagas para pessoas com deficiência).

Toda a documentação solicitada deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 mb cada, a partir dos documentos originais. Serão aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.  Também é necessário o preenchimento do Questionário Socioeconômico. 

Aquele que não tiver acesso à internet poderá solicitar acesso a um computador do Instituto Federal, fazendo o agendamento do dia e horário na Central de Relacionamento (Cerel) de um dos campi da instituição, de acordo com os endereços e horários de atendimento.

Devido ao número de candidatos inscritos, não haverá banca de heteroidentificação para candidatos pretos, pardos e indígenas, conforme disposto no edital 038.3/2023. 

Lista de Espera - Os candidatos em lista de espera devem realizar a manifestação de interesse na vaga até o próximo dia 16. Em caso de vagas remanescentes após a primeira chamada, aqueles que manifestarem interesse serão convocados. 

A manifestação é obrigatória para todos os interessados em ocuparem vagas nas chamadas subsequentes. A previsão é que a segunda chamada seja divulgada no dia 22 de junho.

As aulas têm início no dia 24 de julho.

Seleção - Foi realizada por meio da nota total alcançada pelo candidato na edição de 2022 do Enem. 

Dúvidas devem ser enviadas para (para isso, deve-se utilizar o mesmo e-mail cadastrado na Central de Seleção do IFMS).