Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberto prazo para estudantes avaliarem professores

Aberto prazo para estudantes avaliarem professores

Avaliação do Docente pelo Discente do 1º semestre de 2023 começa nesta segunda-feira, 15, com novidades. Confira!
por Osvaldo Sato publicado: 15/05/2023 07h09 última modificação: 15/05/2023 07h18

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta segunda-feira, 15, o prazo para que estudantes avaliem seus professores por meio da Avaliação do Docente pelo Discente. A partir deste semestre, o processo tem algumas mudanças.

Com a publicação do novo Regulamento da Avaliação do Docente pelo Discente, no início deste ano, os estudantes deverão avaliar seus professores no Sistema Acadêmico, com o mesmo login e senha já cadastrados.

Outra novidade é que cada nível ou modalidade de ensino agora tem um questionário próprio, para atender de forma mais específica os diferentes públicos, como previsto no Art. 10 do Regulamento.

A coordenadora de Legislação e Normativos de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Tânia Brizueña, destaca a importância deste processo para o planejamento do IFMS.

“ A participação do estudante é fundamental, pois os resultados permitem a proposição de melhorias nos processos de ensino e aprendizagem", destaca Tânia Brizueña, coordenadora de Legislação e Normativos de Ensino do IFMS.

“A Avaliação do Docente pelo Discente permite que tenhamos dados e indicadores para subsidiar o planejamento de ações para implementação ou efetivação de políticas institucionais que visam a melhoria do ensino na instituição”, ressalta.

Tânia fala sobre a importância da participação dos estudantes.

“A participação do estudante é fundamental, pois os resultados permitem a proposição de melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, seja por meio de formação continuada organizada pela Proen, seja nos momentos de reflexão sobre a própria prática organizados pelos campi”, finaliza.

Podem responder os questionários estudantes dos cursos técnicos integrados, cursos técnicos subsequentes e cursos de graduação do IFMS, presenciais e a distância.

Avaliação - As questões referem-se ao perfil do docente, metodologias de ensino e de avaliação. O prazo para participação segue até 26 de maio.

Para participar, o estudante deve estar matriculado e não pode apresentar mais do que 25% de falta na unidade curricular cujo(a) docente será avaliado(a).

Serão avaliados todos os professores, efetivos ou substitutos, que atuem nos cursos oferecidos pelos campi. Nas unidades curriculares que possuem mais de um docente, todos deverão ser avaliados. Os professores que ministram mais de uma unidade curricular serão avaliados em cada uma delas.

Somente serão avaliados os docentes que ministraram a unidade curricular desde o início de sua oferta neste semestre letivo ou módulo, e que tenham desenvolvido a unidade curricular com a turma até a data de realização da avaliação.

Não serão avaliados os professores que estiverem afastados por 30 dias ou mais.

Objetivos - Aprimorar a qualidade dos cursos, bem como melhorar o desempenho dos professores em aspectos decorrentes de formação acadêmica, experiências profissionais anteriores, pressupostos teórico-metodológicos, posturas pessoais, condições psicológicas, valores culturais e morais.

A Avaliação do Docente pelo Discente para estudantes dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de pós-graduação será realizada ao final do módulo das unidades curriculares.