Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberto prazo da 2ª chamada para matrículas na graduação

Ensino Superior

Aberto prazo da 2ª chamada para matrículas na graduação

Candidatos listados na segunda chamada para cursos de graduação devem acessar o sistema até o dia 3 de julho para efetuarem matrícula on-line ou manifestarem interesse à vaga (lista de espera)
por Osvaldo Sato publicado: 27/06/2023 09h57 última modificação: 27/06/2023 10h52

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta terça-feira, 27, o período para solicitação de matrícula e manifestação de interesse dos candidatos convocados na segunda chamada para os cursos de graduação, com início previsto para o segundo semestre.

A convocação final de segunda chamada para matrículas foi publicada na segunda-feira, 26, na Central de Seleção do IFMS.

O candidato convocado como “Apto(a) à matrícula” deverá efetuá-la até o dia 3 de julho, com o envio da documentação elencada no edital de forma on-line, por meio do Sistema de Matrículas.

Já os candidatos que constam na segunda chamada como “Lista de Espera” poderão manifestar interesse à vaga. Este procedimento assegura ao candidato a expectativa de direito à vaga, podendo ser concluída caso restem vagas após as matrículas de segunda chamada.

Inscrições - As orientações para a matrícula e para a manifestação de interesse constam no item 8 do edital de abertura (e no edital da segunda chamada). 

Ao acessar o Sistema de Matrículas, o candidato poderá utilizar sua conta do Gov.BR ou ativar o seu acesso clicando em “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Desta forma, será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção.

Após ativar o seu acesso, o login no sistema estará liberado. Sua primeira senha será enviada para o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção. Por fim, acesse o sistema e faça login utilizando seu CPF e senha.

Após logar no sistema, o candidato deve conferir seus dados e depois anexar os documentos solicitados, dentre os quais estão os seguintes:  

  • CPF (cadastro de pessoa física) próprio;
  • Documento oficial de identificação, com foto;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar;
  • Foto 3x4 recente ou selfie (verifique detalhes no edital);
  • Declaração de Conclusão do Ensino Médio;
  • Documentos que comprovem direito à cota, quando for o caso;
  • Laudo Médico, no caso de concorrentes a vagas para pessoas com deficiência.

Toda a documentação solicitada deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 mb cada, a partir dos documentos originais. Serão aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.  

Também é necessário o preenchimento do Questionário Socioeconômico

Aquele que não tiver acesso à internet poderá solicitar acesso a um computador do Instituto Federal, fazendo o agendamento do dia e horário na Central de Relacionamento (Cerel) de um dos campi da instituição, de acordo com os endereços e horários de atendimento.

Seleção e vagas - Foi realizada por meio da nota total alcançada pelo candidato na edição 2022 do Enem. 

Ao todo, foram abertas 760 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas.  

Dúvidas devem ser enviadas para (para isso, deve-se utilizar o mesmo e-mail cadastrado na Central de Seleção do IFMS).

A previsão é que as aulas tenham início no dia 24 de julho.