Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberto prazo para submissão de trabalhos no Semict

Aberto prazo para submissão de trabalhos no Semict

Estudantes de cursos superiores do IFMS têm até 27 de setembro para efetuar a inscrição. Seminário será realizado em novembro
por Osvaldo Sato publicado: 06/09/2023 11h36 última modificação: 06/09/2023 11h36

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nessa quarta-feira, 5, o período de submissão de trabalhos para apresentação na edição de 2023 do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict).

O evento é um espaço para divulgação de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de cursos superiores do IFMS por meio de programas de iniciação científica. É promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), com o apoio dos dez campi da instituição.

A edição deste ano será realizada presencialmente no Campus Campo Grande nos dias 23 e 24 de novembro.

Estão previstas a realização de exposição de trabalhos científicos, palestras, espaços temáticos e encontros de grupos de pesquisa do IFMS.

É obrigatória a participação com apresentação de trabalho científico dos estudantes bolsistas de nível superior envolvidos nos projetos de pesquisa selecionados pelos editais nº 29, 30 e 31/2022 – Propi/IFMS e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS. Podem ainda participar os demais estudantes de nível superior da instituição que estejam envolvidos em projetos de pesquisa.

O edital com todas as regras para submissão de trabalhos está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Submissão - É gratuita e deve ser feita pelo próprio acadêmico até 27 de setembro, por meio de formulário eletrônico.

No formulário, o interessado deve inserir as informações solicitadas e pode enviar o resumo expandido do trabalho. Este pode também ser enviado para a Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copei), com cópia para o(a) representante da Comissão Organizadora do Semict do respectivo campus.

Os projetos de pesquisa que contenham mais de um plano de trabalho deverão ser apresentados em resumos expandidos distintos para cada plano.

Após a pré-avaliação e correção dos resumos expandidos, os estudantes deverão enviar a versão final dos mesmos, em formato pdf, para até a data prevista no cronograma do edital.

Os orientadores deverão confirmar a participação dos estudantes no evento por meio de planilha disponibilizada pela Copei de seu respectivo campus. Os estudantes que não puderem participar do evento deverão encaminhar justificativa plausível para o  orientador que, por sua vez, deverá encaminhá-la para o e-mail da Diretoria de Pesquisa (), com cópia para a Copei do campus.

Avaliação - Será realizada com base na apresentação do banner e nas informações contidas no resumo expandido.

Serão observados critérios como: estrutura visual, organização e qualidade técnica; relevância social, cultural e/ou política; relevância em termos de desenvolvimento científico e tecnológico; qualidade, criatividade e uso adequado do tempo; e domínio do conteúdo e clareza na exposição.

Os avaliadores poderão ser internos (servidores do IFMS) ou cadastrados no Banco de Avaliadores Externos do IFMS, convidados com base em sua produção científica e experiência profissional.

Todos os participantes, acadêmicos e avaliadores, receberão certificados por sua participação.

Para mais informações, o contato com a Comissão Organizadora do Semict 2023 pode ser feito pelo e-mail ou pelo representante da comissão no Campus.

Cronograma - Segundo o cronograma, as equipes locais nos campi terão até 6 de outubro para finalizarem a pré-avaliação dos resumos expandidos.

Depois disso, os estudantes terão a oportunidade de efetuar as adequações e enviar a versão final do resumo expandido até o dia 14 do mesmo mês.

Conheça mais sobre o  Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) na página do evento.