Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Armação de óculos modificável é 1ª patente obtida pelo IFMS

PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Armação de óculos modificável é 1ª patente obtida pelo IFMS

Invenção é de professores e egressos do Campus Campo Grande. Patente foi concedida neste mês pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial
por Vinicius Vieira publicado: 14/09/2023 11h39 última modificação: 14/09/2023 15h04

Uma armação de óculos que permite, de forma rápida, prática e dinâmica, a alteração instantânea de seu design e cores de acordo com o ambiente e vestimenta utilizada pelo usuário.

Esta invenção é a primeira desenvolvida no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que obteve o registro de patente concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

“A ideia surgiu durante uma aula de Empreendedorismo. Sentimos a necessidade de ter óculos que pudessem ser adaptados às roupas e acessórios da pessoa, de acordo com a situação social em que ela se encontra”, explica Elaine Cassiano, professora de Administração do Campus Campo Grande, uma das idealizadoras da invenção e atual reitora do IFMS.

Elaine ressalta que a invenção permite mais variações de estilo sem que haja um aumento de custos.

“Uma lente e uma armação são caras, então, para muitas pessoas, não é viável ter dez óculos, por exemplo. Esse dispositivo permite que haja a modificação da cor rapidamente, sem precisar de um novo par de óculos”, detalha Elaine Cassiano, uma das idealizadoras da invenção

“Uma lente e uma armação são caras, então, para muitas pessoas, não é viável ter dez óculos, por exemplo. Esse dispositivo permite que haja a modificação da cor rapidamente, sem precisar de um novo par de óculos”.

Na opinião da docente, o desenvolvimento dos óculos, iniciado durante uma aula com estudantes de ensino técnico integrado em 2017, e utilizando impressoras 3D do campus para prototipação, exemplifica como uma ideia pode integrar as áreas do ensino, pesquisa e extensão.

“Identificamos um problema dentro da sala de aula, em uma atividade de ensino, e com apoio dos laboratórios de inovação e da pesquisa bibliográfica desenvolvemos a ideia até culminar com a concessão desta patente. É a coroação do esforço institucional de todos os envolvidos, autores, servidores e estudantes”, finaliza.

Além da professora Elaine, são autores da invenção o professor Reinaldo Mesquita Cassiano, e os então estudantes e agora egressos Daniel Delmondes e João Rocha.

A patente da armação de óculos modificável, registrada sob o processo INPI BR 202018011698-9, é a primeira concedida ao IFMS. O primeiro depósito de patente da instituição foi um jogo de dominó adaptado para o ensino de reações químicas.

Propriedade Industrial – Segundo a diretora de Empreendedorismo e Inovação do IFMS, Ivilaine Delguingaro, atualmente são 73 registros de propriedade industrial desenvolvidos na instituição, entre Direito Autoral, Marca, Software e Patente.

“As ações de pesquisa buscam criar soluções novas para problemas reais da sociedade e muitas vezes essas criações são propriedades intelectuais e podem gerar um portfólio de possibilidade de transferência do IFMS com a sociedade. Os registros de propriedade intelectual colocam o IFMS como um importante ator no ecossistema de inovação”, analisa.

“É um momento importante para que possamos estimular o desenvolvimento de novas propriedades intelectuais que coloquem o Brasil como uma referência em desenvolvimento de tecnologia e inovação”, reflete a diretora de Empreendedorismo e Inovação, Ivilaine Delguingaro

Para a obtenção de uma patente, Ivilaine explica que é um longo processo, iniciado com o depósito junto ao INPI, que, após manifestações e diálogos com a instituição, delibera pela aprovação do pedido.

“Até a concessão da patente, o pedido passa por pareceres de avaliadores do INPI para o julgamento dos critérios fundamentais de uma patente: novidade (deve ser diferente de tudo que já existe), atividade inventiva (não é uma conclusão óbvia) e aplicação industrial (possibilidade de reprodução). Só então é deliberado e emitida a carta patente”, explica.

Na avaliação da diretora, uma patente deferida é uma “maturidade processual importante” para que outras possam surgir, além de ser a culminância de um bom trabalho de pesquisa e do esforço institucional. Todo o trâmite até a obtenção da patente da armação de óculos modificável levou exatamente cinco anos e três meses.

“É um momento importante para que possamos ampliar nossas possibilidades de atuação e estimular outras pesquisas e o desenvolvimento de novas propriedades intelectuais que coloquem o Brasil como uma referência em desenvolvimento de tecnologia e inovação”, reflete.

Inovação Tecnológica - A proteção do conhecimento gerado no IFMS é feito por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), a partir da Política de Inovação do IFMS. É o NIT que faz a intermediação dos processos junto ao INPI e promove capacitações com servidores sobre o tema.

Estudantes e servidores que desenvolvem itens passíveis de proteção intelectual podem solicitar apoio institucional por meio de edital de fluxo contínuo, publicado anualmente.

Mais informações estão disponíveis na página do NIT.