Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Campi podem enviar candidaturas para serem sede do e-JIFMS

Jogos Eletrônicos

Campi podem enviar candidaturas para serem sede do e-JIFMS

Fase institucional dos Jogos Eletrônicos do IFMS (e-JIFMS) será seletiva para a etapa nacional, prevista para o fim de agosto
por Vinicius Vieira publicado: 02/06/2023 08h28 última modificação: 02/06/2023 08h28

Tem início nesta sexta-feira, 2, o prazo para envio de candidatura dos campi interessados em sediar a fase institucional da primeira edição dos Jogos Eletrônicos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (e-JIFMS).

A submissão deve ser feita pelo coordenador da proposta, conforme modelo de plano de trabalho anexo ao edital de abertura da seleção, publicado na Central de Seleção. O prazo segue até o dia 13 de junho.

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), responsável pela seleção, o evento será realizado no mês de agosto, em conformidade com a etapa nacional dos Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (e-JIFs), prevista para o período de 21 a 25 de agosto, com organização do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

O apoio institucional ao campus sede do e-JIFMS será de R$ 2 mil, que deverá ser utilizado para o pagamento de despesas para custear o evento.

“O foco do edital está na organização, logística e estruturação do evento, com definição de datas, regras, premiações, suporte técnico, divulgação, comunicação com os demais campi”, explica o pró-reitor de Extensão, Marcio Amorim.

“O foco do edital está na organização e logística da competição, bem como na estruturação do evento, tais como definição de datas, regras, premiações, suporte técnico, divulgação, comunicação com os demais campi”, explica o pró-reitor de Extensão, Marcio Amorim.

Segundo Marcio, as modalidades que irão integrar a fase institucional do e-JIFMS são Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena. A seletiva local para participação dos estudantes no torneio ficará a cargo dos chefes de delegação de cada campus.

“Devido à natureza dos jogos eletrônicos, não se faz necessário o deslocamento dos atletas até o campus sede. Essas competições serão realizadas de forma remota, permitindo que os participantes joguem a partir de suas próprias localidades”, ressalta.

A previsão é de que o campus sede da edição 2023 seja conhecido no dia 20 de junho, com a publicação do resultado.

Jogos Eletrônicos – Na avaliação do pró-reitor, o estimulo à prática de jogos eletrônicos, algo que é relativamente novo na sociedade, pode contribuir para a formação dos estudantes do IFMS.

“Os jogos eletrônicos estimulam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico, resolução de problemas, tomada de decisões estratégicas e capacidade de trabalho em equipe”, diz.

Marcio acredita ainda que os jogos contribuem para o pensamento inovador e a busca por soluções tecnológicas avançadas.

“Os jogos eletrônicos estimulam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, resolução de problemas, tomada de decisões estratégicas e capacidade de trabalho em equipe”, diz pró-reitor.

“Muitos jogos eletrônicos têm aspectos relacionados à programação, design de jogos e outras áreas técnicas. Também têm um papel importante na promoção da inovação. A indústria dos jogos eletrônicos está em constante evolução e impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções criativas”, reflete.

A participação dos estudantes em eventos e competições de jogos eletrônicos pode estimular a criatividade, o pensamento inovador e a busca por soluções tecnológicas avançadas.

Prática Esportiva? – Em março, a Ministra dos Esportes, Ana Moser, classificou os e-Sports (jogos eletrônicos) como um produto que não faz parte do âmbito esportivo. Segundo ela, "historicamente o Ministério dos Esportes não aprovou jogos eletrônicos como esporte".

Sobre ser ou não um contrassenso o investimento institucional em uma prática que o Governo Federal não considera esportiva, como define o edital do IFMS, o pró-reitor de Extensão afirma que, até o momento, não houve qualquer ação concreta ou definição formal sobre a prática por parte do governo, que ainda discute o enquadramento da atividade.

“Essa falta de definição é compreensível, uma vez que os jogos eletrônicos são uma prática relativamente recente e dinâmica, e a estrutura burocrática da administração pública muitas vezes leva tempo para se adaptar às mudanças”, diz, ressaltando que quando houver uma definição e regulamentação da prática, o IFMS irá “ajustar a abordagem” de acordo com a diretriz estabelecida.

Para Marcio, entretanto, os jogos eletrônicos são uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades específicas e sociais, independentemente do enquadramento como prática esportiva ou cultural.

“Por isso o IFMS entende que a prática desses jogos pode ser incentivada como uma atividade complementar que promove o desenvolvimento de habilidades relevantes para o contexto atual”, finaliza.

Esportes Eletrônicos - O Comitê Olímpico Internacional (COI) realizará, neste mês, um evento exclusivo para simuladores de modalidades esportivas, sem disputas das tradicionais.

O Olympic Esports Series 2023 será um evento de esportes eletrônicos cujas finais serão disputadas, pela primeira vez, presencialmente, na Semana Olímpica de Esports, em Singapura. Todos os jogos anunciados são simuladores virtuais de esportes tradicionais e/ou envolvem atividade física.

Entre as modalidades em disputa, estarão o automobilismo – Gran Turismo; beisebol – WBSC eBaseball Power Pros; ciclismo – Zwift; dança - Just Dance; taekwondo – Virtual Taekwondo; tênis – Tennis Clash; tiro com arco – Tic Tac Bow; vela – Virtual Regatta; e xadrez – Chess.com.