Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Campus do IFMS inaugura mural com temática fronteiriça

Ponta Porã

Campus do IFMS inaugura mural com temática fronteiriça

Mural pintado na lateral de um dos blocos da unidade possui 166 m² e traz elementos de realidade aumentada
por Osvaldo Sato publicado: 06/07/2023 11h14 última modificação: 20/07/2023 08h10
  • Obra é da artista plástica e professora Angela Silva - Foto: Divulgação

  • Mural foi pintado na lateral de um dos blocos de salas de aula - Foto: Osvaldo Sato

  • Tema da obra é a identidade fronteiriça - Foto: Osvaldo Sato

  • Outras áreas do campus também possuem intervenções artísticas - Foto: Divulgação

O Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inaugurou, no último dia 30, um mural pintado na lateral de um dos blocos da unidade pela artista plástica e professora Angela Silva.

Com 166 m², o mural chama a atenção com suas cores vibrantes e desenhos que remetem à temática fronteiriça. A pintura apresenta ainda elementos de realidade aumentada, onde a partir de um filtro no Instagram é possível observar  pássaros batendo asas e um coração pulsando.

"Essa obra de arte faz parte dos esforços do campus em disponibilizar para a comunidade do IFMS e município um pouco de arte e cultura por meio de nossos artistas regionais", ressalta o diretor-geral, Izidro Lima.

O diretor-geral do campus, Izidro Lima, destaca que esta é a terceira intervenção artística na sede do IFMS, que já conta com obras instaladas na biblioteca e no hall de entrada.

“Essa obra de arte faz parte dos esforços do campus em disponibilizar para a comunidade do IFMS e município um pouco de arte e cultura por meio de nossos artistas regionais, sendo importante também para inserir ainda mais a instituição como um ponto importante na região”, ressalta.

Na inauguração, foi apresentado ainda o vídeo-documentário 'Entrelinhas', que mostra o processo de produção do mural. O vídeo foi disponibilizado também na página do Campus no Youtube.

A artista plástica destaca que a obra visa capturar a essência da vida cotidiana, tradições, cultura e a diversidade da região.

"Tentei traduzir em imagens os elementos que mais me chamaram a atenção em uma pesquisa, com objetivo de contribuir para promover reflexões acerca de quem somos, enquanto pessoas que vivem entre duas nações", destacou a artista Angela Silva.

“O trabalho foi desenvolvido a partir de uma investigação composta por um questionário disponibilizado à comunidade e de cinco entrevistas realizadas com pessoas de Pedro Juan e Ponta Porã. Na obra, tentei traduzir em imagens os elementos que mais me chamaram a atenção nesse processo de pesquisa, com objetivo de contribuir para promover reflexões acerca de quem somos, enquanto pessoas que vivem entre duas nações, além do quanto essa peculiaridade influencia nossa identidade coletiva”, pontua.

A produção do mural iniciou-se em março deste ano e durou 28 dias. A obra pode ser vista tanto por quem visita o campus, localizado no km 14 da BR-463, como por quem apenas passa pela região.

Além do apoio do IFMS na cessão do espaço, a realização da obra recebeu fomento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc ), do Governo de Mato Grosso do Sul. 

registrado em: ,