Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Campus Três Lagoas inicia oferta de alimentação escolar

Estudante

Campus Três Lagoas inicia oferta de alimentação escolar

Lanches servidos a cerca de 600 estudantes possibilitam maior concentração nas aulas e melhora no rendimento escolar
por Paulo Gomes publicado: 22/03/2023 08h45 última modificação: 22/03/2023 08h45
  • Os lanches são servidos nos três turnos, no pátio do campus - Foto: Campus Três Lagoas

• Cerca de 600 estudantes dos cursos téncnicos integrados são beneficiados - Foto: Campus Três Lagoas

• Para Rafael e Kauã, as refeições vão facilitar a aprendizagem - Foto: Campus Três Lagoas

• Estudantes da Educação de Jovense e Adultos (Proeja) também recebem os lanches - Foto: Campus Três Lagoas

• O cardápio é elaborado por nutricionista e inclui sempre um carboidrato, um líquido e uma fruta - Foto: Campus Três Lagoas

• Contrato com a empresa fornecedora foi assinado no dia 25 de fevereiro - Foto: Ascom/IFMS

“Quando eu não trazia lanche ficava com muita fome e isso tira a concentração da aula”. A frase de Kauã Negrão, matriculado no 1º semestre do curso técnico integrado em Informática, resume o que muitos estudantes do Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) vivenciaram até a última segunda-feira, 21. A data marcou o início da oferta gratuita de alimentação escolar a cerca de 600 estudantes.

“Quando eu não trazia lanche ficava com muita fome e isso tira a concentração da aula”, relembra o estudante Kauã Negrão, um dos beneficiados com a oferta de alimentação escolar gratuita.

Por meio de um processo licitatório, foi contratada uma empresa especializada no preparo e fornecimento de 'merenda fria', que não demanda cozimento no local onde é servida.

O contrato, assinado em 25 de fevereiro, tem vigência de um ano. O investimento total é de R$ 1,1 milhão, dos quais R$ 878 mil são provenientes do orçamento gerido pela reitoria e o restante é contrapartida do campus, com recursos próprios e da assistência estudantil.

O diretor-geral do Campus Três Lagoas, Walterísio Carneiro Júnior, ressalta o caráter histórico da oferta.

"É um marco na história do campus. Consolidamos os cursos ofertados, iniciamos obras de infraestrutura e agora demos início à oferta da alimentação escolar. Todos estamos muito contentes, tanto os servidores que participaram do processo quanto aqueles que presenciavam a carência de alimento dos estudantes. É um momento de extrema alegria para a nossa comunidade", celebra o gestor.

"O início da oferta de alimentação escolar é um  marco na história do campus e um momento de extrema alegria para a comunidade", celebra o diretor, Walterísio Carneiro Júnior.

Os lanches estão sendo servidos nos turnos matutino (9h15), vespertino (15h15) e noturno (21h05), no pátio do campus, para os estudantes dos cursos técnicos integrados, incluídos os da modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O cardápio é elaborado com o auxílio de um profissional de nutrição e possui sempre um carboidrato (chipa e pães, por exemplo), uma bebida, além de frutas e iogurtes.

O que muda para os estudantes? - A pedagoga e diretora de Assuntos Estudantis do IFMS, Juliana Miguel, ressalta que a alimentação é fundamental para o desempenho dos estudantes na escola e na vida.

"Os estudantes têm mais chance de permanecer frequentando as aulas, o que é fundamental para que eles tenham a oportunidade de mudar a realidade em que vivem. Além disso, a alimentação escolar promove hábitos alimentares saudáveis e incentiva a vocação agrícola local, com a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar", explica.

"Os estudantes têm mais chance de permanecer nas aulas, e a alimentação escolar promove hábitos alimentares saudáveis", explica a diretora de Assuntos Estudantis, Juliana Miguel.

Aos 14 anos e no 1º semestre de Informática, Rafael Ferreira já tem consciência de que a alimentação vai fazer diferença na rotina escolar e, mais do que isso, na rotina familiar.

"Às vezes minha mãe tinha condições de mandar dinheiro pro lanche, então, às vezes eu lanchava. Agora vai ser um peso a menos para minha mãe, pois o lanche é caro", comemora.

Rayssa Araujo Ferreira, 17, estudante do técnico em Informática, explica que trazia marmita de casa quando precisava ficar o dia inteiro no campus. Agora, analisa o que vai melhorar para ela e para os colegas.

“Muitos que não conseguem comprar algo na cantina e nem trazer de casa ficam ansiosos para acabar logo as aulas e ir para casa se alimentar, também temos o estresse que a fome gera, e diversos outros fatores que atrapalham a aprendizagem”, completa a estudante.

• Em Campo Grande, oferta da alimentação escolar começou no último dia 13 - Foto: Gleico Oliveira

• Em Campo Grande, oferta da alimentação escolar começou no último dia 13 - Foto: Alessandro Riquelme

• Campus Corumbá iniciou o ano letivo com a oferta de alimentação escolar "quente" - Foto: Gabriela Ramalho

• Em Aquidauana, 600 alunos recebem alimentos gratuitos nos períodos da manhã, tarde e noite - Foto: Cristiano Dranka

Outros campi - Atualmente, outros três campi do IFMS ofertam alimentação escolar. Em Campo Grande, a os lanches começaram a ser servidos no último dia 13 para 1,1 mil estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

O Campus Corumbá, que em 2019 implantou um projeto-piloto para oferecer alimentos gratuitamente aos estudantes, neste ano passou a ofertar 300 refeições diárias da chamada 'merenda quente', preparada em cozinha própria.

Em Aquidauana, os estudantes recebem 'merenda fria' - como pães, bolachas, bolos e vitaminas - desde outubro de 2019. A montagem da cozinha e a aquisição de insumos também foram realizadas com recursos próprios do campus.