Infraestrutura
Cobertura de área de convivência é inaugurada em Dourados
O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inaugurou na tarde da última sexta-feira, 31 de março, a cobertura da área de convivência, ambiente utilizado por servidores e estudantes como ponto de encontro, alimentação, lazer e descanso.
O espaço coberto tem 714,23 m² e está localizado entre os Blocos A e B do campus. O investimento total na obra foi de R$ 588.833,98. A maior parte do valor, R$430 mil, é oriundo de um Termo de Execução Descentralizada (TED) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (Setec/MEC). O restante do recurso é proveniente do próprio orçamento do IFMS.
"Nós, estudantes, faremos um bom proveito da área de convivência e dos próximos espaços que serão construídos no campus, sempre zelando e cuidando deles", discursou a representante do grêmio estudantil, Edilaine Rocha.
Inauguraram a obra a reitora Elaine Cassiano e o diretor-geral do campus, Carlos Vinícius Figueiredo. Também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Dourados, Alan Guedes, a secretária municipal de Educação, Ana Paula Fernandes, a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Nátalli Falleiros e o diretor de Administração do campus, Danilo Dantas.
Além deles, marcaram presença os reitores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, (UEMS), Laércio Alves de Carvalho.
A comunidade escolar e representantes de autoridades políticas e da sociedade civil também participaram da solenidade.
A diretora de Políticas Educacionais do Grêmio Estudantil 'Cores', Edilaine Rocha, discursou representando os demais alunos do campus.
"Nós, estudantes, sabemos o quanto esta obra é importante para o nosso convívio. A área de convivência é um ponto de encontro dos nossos amigos fora da formalidade de uma sala de aula, é um ambiente confortável para estarmos nos intervalos e horários de almoço. Faremos um bom proveito dela e dos próximos espaços que serão construídos aqui no campus, sempre zelando e cuidando deles".
Empenho Institucional - Durante a inauguração, a reitora Elaine Cassiano ressaltou o esforço coletivo para que a obra se tornasse realidade.
“Agradeço profundamente todo o esforço institucional. Uma andorinha só não faz verão. Sem projeto, sem recursos, sem os servidores para fazerem os processos andarem, a gente não avança", ressaltou a reitora Elaine Cassiano.
“Agradeço profundamente todo o esforço institucional. Uma andorinha só não faz verão. Sem projeto, sem recursos, sem os servidores para fazerem os processos andarem, a gente não avança. É uma alegria imensa inaugurar essa área de convivência. Temos outras 38 obras em andamento nos nossos campi. Isso não seria possível sem a bancada federal, o apoio de nossos deputados e senadores é extremamente importante”.
A reitora afirmou que a obra de construção da área de convivência em questão estava parada e foi retomada em 2020, graças ao empenho e trabalho conjunto da instituição e de seus colaboradores, possibilitando mais uma etapa importante para o desenvolvimento dos campi.
Estrutura semelhante já foi inaugurada no Campus Aquidauana, e também será inaugurada em Ponta Porã. Obra similar será iniciada em Coxim e Três Lagoas, além de outras obras já em andamento, como passarelas, quadras esportivas cobertas, blocos de ensino e laboratórios.
“Cumprir nossa missão só é possível porque conseguimos investir massivamente no ensino, pesquisa e extensão, e, é claro, na nossa infraestrutura. Não estamos em expansão, estamos em estruturação do que já estava no Plano Diretor da instituição”, explicou Elaine.
"A área de convivência é a materialização de um compromisso com a permanência e o êxito dos nossos estudantes", apontou o diretor-geral do campus, Carlos Vinícius Figueiredo.
O diretor do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo, também agradeceu a todos que apoiam e acreditam no trabalho da instituição.
"A área de convivência é a materialização de um compromisso com a permanência e o êxito dos nossos estudantes. Somos escola, só existimos para atendê-los, e é para isso que trabalhamos. Agradeço a todos que abraçaram o IFMS e, com isso, abraçaram também o desenvolvimento, a tecnologia e, acima de tudo, a formação de estudantes críticos, ativos e que fazem a diferença na sociedade".
Mais informações sobre o Campus Dourados estão disponíveis na página da unidade.