Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Divulgada segunda chamada para especialização a distância

Pós-graduação

Divulgada segunda chamada para especialização a distância

Candidatos convocados para curso de especialização em Estratégias para Conservação da Natureza devem se matricular até o dia 25
por Osvaldo Sato publicado: 19/05/2023 08h59 última modificação: 19/05/2023 08h59

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quinta-feira, 18, a segunda chamada para matrícula dos candidatos do processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em Estratégias para Conservação da Natureza, ofertada a distância pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A relação de candidatos convocados nesta segunda chamada para matrícula, assim como o edital de abertura do processo seletivo, estão publicados na Central de Seleção.

Ao todo, foram oferecidas 360 vagas distribuídas em 11 polos de ensino, localizados nos municípios de Aparecida do Taboado, Bataguassu, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Jardim, Miranda, Porto Murtinho e Rio Brilhante.

A seleção foi feita por meio de sorteio eletrônico.

Matrículas - Os convocados nesta segunda chamada devem se matricular até 25 de maio, pelo Sistema de Matrícula do IFMS.

Em caso de primeiro acesso do candidato, este deve ativá-lo na opção 'Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso' e seguir as orientações apresentadas.

Após ativar o acesso, é necessário conferir seus dados, a chamada, curso e campus/polo para o qual está apto a solicitar matrícula.

Caso haja alguma informação incorreta, deve enviar um e-mail para . Se tudo estiver correto, basta selecionar 'Solicitar Matrícula'.

Na sequência, será necessário o preenchimento do Questionário Socioeconômico, caso ainda não o tenha feito. 

A próxima etapa é o upload dos documentos listados no edital. É preciso anexar um ou mais arquivos, para as comprovações solicitadas, sempre clicando em 'Enviar Comprovante' para o carregamento de cada arquivo.

Ao realizar o upload de todos os documentos, o candidato deve clicar em 'Enviar e Finalizar' para encerrar o processo. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido.

Documentos - Conforme o Edital nº 16/2023, os documentos solicitados para efetivação da matrícula são:

  • documento oficial de identificação com foto; 
  • diploma de graduação ou documento que comprove sua conclusão;
  • uma foto atual digital 3x4 ou selfie (veja orientações no edital); 
  • documento que comprove a atuação na educação básica ou superior.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade com, no máximo, 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf. 

O edital traz ainda mais detalhes sobre os documentos a serem apresentados, assim como a lista de documentos adicionais para candidatos estrangeiros.

Curso - A pós-graduação lato sensu visa formar especialistas em estratégias para conservação e proteção da natureza, capacitados para analisar e intervir no território nacional, promovendo uma gestão integrada da biodiversidade, com base nos conhecimentos científicos e legais e nos princípios da educação ambiental.

O curso é realizado na modalidade de educação a distância (EAD), com uma disciplina presencial obrigatória. Tem carga horária total de 460h, sendo 400h destinadas às aulas e 60h para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A duração do curso vai de 18 a 24 meses, tendo início previsto para ocorrer entre 29 de maio e 3 de junho.