Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Divulgadas regras das feiras científicas do IFMS

Divulgadas regras das feiras científicas do IFMS

Eventos serão em outubro nos dez municípios onde a instituição tem campus. Trabalhos podem ser inscritos a partir de 2 de agosto
por Juliana Aragão publicado: 10/07/2023 11h48 última modificação: 13/09/2023 09h36

Os estudantes interessados em participar das Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em 2023 já podem conferir as regras para inscrição de trabalhos no edital publicado na Central de Seleção.

As feiras científicas serão promovidas pelos campi do IFMS na primeira semana de outubro. Confira as datas:

• Aquidauana (Feciaq): 2 e 3/10
  • Campo Grande (Fecintec): 5 a 7/10
  • Corumbá (Fecipan): 5 e 6/10
  • Coxim (Fecitecx): 3 a 6/10
  • Dourados (Fecigran): 3 a 7/10
  • Jardim (Fecioeste): 4 e 5/10
  • Naviraí (Fecinavi): 4 a 6/10
  • Nova Andradina (Fecinova): 3 e 4/10
  • Ponta Porã (Fecifron): 3 e 4/10
  • Três Lagoas (Fecitel): 4 a 6/10

Poderão apresentar trabalhos estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das escolas das redes pública e privada dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS, assim como ex-alunos do Instituto que concluíram os cursos após novembro do ano passado.

Os eventos fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2023, que terá como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Inscrição dos trabalhos - Será gratuita e deverá ser feita pelo orientador no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS, cujo acesso será disponibilizado no dia 2 de agosto e seguirá aberto até 11 de setembro.

Na primeira etapa da inscrição, o orientador deverá cadastrar no sistema as informações sobre o trabalho de pesquisa e os autores, bem como submeter o resumo expandido, cujos modelos serão disponibilizados na Central de Seleção do IFMS.

Entre 12 e 16 de setembro, as inscrições serão avaliadas. A documentação será analisada pelas comissões organizadoras de cada feira, já os resumos passarão pela avaliação de servidores do IFMS e pesquisadores credenciados. Serão considerados os aspectos criatividade e inovação; conhecimento científico do tema; organização e clareza de ideias; uso adequado do método científico e adequação à norma culta de linguagem.

No caso dos trabalhos 'Aprovados com correções', os resumos serão devolvidos aos autores para que sejam feitas as adequações sugeridas.

A divulgação da lista de trabalhos aprovados está prevista para 26 de setembro. A partir desta data, o orientador deverá submeter o resumo expandido corrigido e o relatório do trabalho.

Serão desclassificadas as inscrições com dados inconsistentes e/ou documentação incompleta, entregues fora do prazo, com arquivos digitais corrompidos, e que não atendam às obrigatoriedades do edital (itens 5 e 6).

Avaliação e Premiação - Durante a realização das feiras, os trabalhos apresentados pelos estudantes serão avaliados por uma comissão formada por professores, pesquisadores e estudantes de universidades, institutos federais, instituições de pesquisa, entre outras.

A avaliação será feita com base em critérios científicos ou tecnológicos, o que inclui problema/hipótese, coleta de dados/metodologia, elaboração do projeto, produtos/processos, além do conteúdo, clareza e organização das informações e dados contidos no resumo expandido, banner, relatório e caderno de campo (diário de bordo).

Todos os autores de trabalhos receberão certificado de participação no evento. Haverá premiação nas seguintes categorias:

• 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento listadas no item 3.7 do edital de seleção dos trabalhos;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental cada uma das cinco áreas do conhecimento listadas no item 3.7 do edital de seleção dos trabalhos;
  • melhor banner;
  • melhor relatório de trabalho;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor projeto na categoria nível fundamental;
  • melhor projeto na categoria convidados;
  • melhor projeto na categoria: impacto socioambiental; e
  • melhor projeto na categoria: inovação tecnológica.

Em caso de dúvida sobre o edital, o contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS deve ser feito pelo e-mail .

* Texto alterado às 9h36 de 13/09/2023 para a correção do período de realização da Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioste), que será nos dias 4 e 5 de outubro, e não 2 e 3 como havia sido informado.