Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Divulgados locais de prova no próximo domingo

Exame de Seleção 2024

Divulgados locais de prova no próximo domingo

Lista de inscrições homologadas já está disponível. Candidato deve chegar ao local até 8 horas (horário de MS)
por Paulo Gomes publicado: 26/10/2023 11h02 última modificação: 27/10/2023 11h12

Estão disponíveis na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a relação final das inscrições homologadas e os locais de prova para os candidatos que vão realizar o Exame de Seleção 2024 no próximo domingo, 29, em dez municípios.

No total, foram homologados 3.939 inscritos no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Destes, 3.752 devem realizar o Exame - já que alguns candidatos foram dispensados da prova pois o número de inscrições homologadas em alguns cursos foi menor que o quantitativo de vagas ofertadas, e eles serão automaticamente convocados para matrícula posteriormente.

Os cursos do Exame de Seleção 2024 com maior concorrência são:

1. Administração | Campus Campo Grande | Matutino: 6,80 candidatos/vaga
  2. Informática | Campus Três Lagoas | Matutino: 6,19 candidatos/vaga
  3. Informática | Campus Campo Grande | Matutino: 5,73 candidatos/vaga
  4. Informática | Campus Corumbá | Matutino: 5,28 candidatos/vaga

A entrada nos locais de prova deve ser realizada das 7h às 8h (horário padrão de Mato Grosso do Sul), quando serão fechados os acessos às salas. Não será permitido o ingresso de quaisquer candidatos após 8h.

Os candidatos deverão apresentar-se portando Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto (verificar no edital quais são os documentos aceitos). Aqueles que não possuem devem levar a Certidão de Nascimento e apresentar-se à Coordenação do local de prova para coleta de identificação digital, para poderem realizar a prova.

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no edital de abertura. O candidato terá quatro horas para fazer a avaliação. O tempo é para a resolução das questões e para o preenchimento do cartão de respostas,

Durante a prova, os candidatos poderão manter sobre a mesa somente os seguintes materiais:

• documento de identificação com foto;
  • lápis;
  • borracha;
  • caneta esferográfica, tinta azul ou preta, com tubo de material transparente;
  • água em garrafa transparente, sem rótulo, e pequenos lanches.

Não será permitido durante a prova:

• consultas a materiais de qualquer natureza;
  • uso de corretivos;
  • uso de calculadoras;
  • fones de ouvido ou qualquer outro aparelho eletrônico ou similar.

*É permitido ao candidato portar medidor de glicose, bomba de insulina, aparelho auditivo e implante coclear, devendo ser informado ao fiscal antes de entrar na sala.

Cronograma - A divulgação do gabarito preliminar está prevista para segunda-feira, 30, e o definitivo, para 14 de novembro. Já o resultado final e a primeira chamada devem ser publicados em 20 de dezembro, com matrículas em janeiro de 2024.

Demais datas importantes e outras informações podem ser consultadas na Central de Seleção do IFMS.

Vagas e cursos - São 1.824 vagas em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados gratuitamente nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os cursos têm duração média de três anos. Nestes, o matriculado cursa o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida ao mesmo tempo.

O concluinte recebe o diploma do ensino médio e também a formação técnica profissional, o que possibilita tanto buscar uma vaga em curso superior como uma colocação no mundo do trabalho.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito para o endereço eletrônico .

Saiba mais no hotsite do Exame de Seleção 2024!