Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Edital apoia participação em Olimpíadas do Conhecimento

Pesquisa e Inovação

Edital apoia participação em Olimpíadas do Conhecimento

IFMS disponibiliza R$ 250 mil para treinamentos, minicursos, competições e viagens para competições nacionais
por Osvaldo Sato publicado: 14/12/2023 08h33 última modificação: 14/12/2023 08h33

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta quinta-feira, 14, o período de inscrição no edital que visa apoiar a participação de estudantes dos cursos técnicos integrados da instituição em olimpíadas científicas nacionais no ano de 2024.

O total do recurso disponibilizado é de até R$ 250 mil, valor que poderá ser dividido entre os dez campi da instituição. Com o apoio será possível promover competições internas entre as equipes, realizar treinamentos e preparar os estudantes para competições por meio de aquisição de materiais de apoio.

Com isso, a instituição busca estimular o interesse de estudantes de nível médio e servidores pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, promovendo a troca de experiências inovadoras, além de apoiar o ensino de conteúdos transversais como ciências, química, física, matemática, geografia e português.

O recurso será concedido por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) aos servidores coordenadores de equipes formadas por estudantes do ensino técnico integrado.

O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção do IFMS

Submissão - Cada campus pode apresentar apenas uma proposta, sendo que a submissão deve ser feita pelo proponente, no módulo 'Pesquisa' do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap). O prazo segue aberto até 23 de fevereiro.

O proponente é o coordenador geral da proposta, o qual deve ser o diretor-geral do campus, o diretor de ensino ou um servidor designado por portaria.

A avaliação da proposta de cada campus será feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propi), com base na sua compatibilidade com as exigências do edital; estruturação das atividades; capacidade de execução e histórico de atividades relacionadas ao tema.

As propostas precisam prever atividades entre março e dezembro de 2024., com a realização de, no mínimo:

• minicurso relacionado à(s) temática(s) da(s) olimpíada(s);
  • encontro semanal para treinamento;
  • competições internas;
  • minicurso na edição 2024 da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.

De acordo com o cronograma, o resultado preliminar e final devem ser divulgados até os dias 28 de fevereiro e 6 de março, respectivamente.

Auxílio - Serão disponibilizados até R$ 25 mil por proposta aprovada, por meio de cartão pesquisa. O auxílio poderá ser utilizado para materiais de custeio, para o treinamento e participação nas competições.

A proposta poderá ainda prever os recursos necessários para compra de passagens rodoviárias e/ou aéreas, bem como para o pagamento de auxílio que vise o custeio com hospedagem e alimentação de estudantes e servidores envolvidos com as olimpíadas.