Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Edital concede auxílio para estudantes-atletas

Edital concede auxílio para estudantes-atletas

Cada campus pode submeter uma proposta contemplando sete estudantes, que irão receber bolsas mensais de R$ 300
por Osvaldo Sato publicado: 23/08/2023 09h15 última modificação: 29/08/2023 10h24

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou pela primeira vez nessa segunda-feira, 21, edital que visa selecionar propostas de desenvolvimento esportivo a estudantes-atletas, com concessão de bolsas de extensão aos seus participantes.

Serão selecionadas até dez propostas de desenvolvimento esportivo, sendo considerada uma por cada campus da instituição. Elas devem contemplar uma ou mais modalidades que fazem parte do programa dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS): atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

O valor total do fomento é de até R$ 84 mil, destinados ao pagamento de bolsas com recursos provenientes do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex), pautado nos preceitos do Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS.

Cada proposta poderá contemplar até sete estudantes-atletas, que irão receber bolsas mensais no valor de R$ 300 durante o desenvolvimento das atividades, que devem ser realizadas de setembro a dezembro de 2023.

O Edital nº 067/2023 com todas as regras, assim como os anexos necessários à submissão da proposta, estão disponíveis na Central de Seleção.

Submissão - As propostas de desenvolvimento esportivo deverão ser submetidas por meio do Módulo de Processos do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), de 28 de agosto a 12 de setembro.

O proponente, coordenador da proposta, deve ser professor de educação física e, como requisitos, dispor de carga horária em seu Plano de Atividades (PAT) para coordenar a atividade e orientação dos estudantes e estar adimplente com todas as ações promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Além disso, deve concorrer como coordenador de apenas uma proposta, não estando impedido de participar de propostas de outros campi como membro voluntário.

Já os estudantes de cursos técnicos de nível médio ou cursos superiores devem apresentar comprovado potencial na modalidade esportiva vinculada à proposta, ter disponibilidade mínima de quatro horas semanais para a realização das atividades e estar apto à prática de atividades físicas, mediante apresentação de atestado médico.

Este não poderá, ainda, possuir vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de outro tipo de bolsa do IFMS ou de qualquer outra instituição, além de não participar da bolsa monitoria ou estágio remunerado.

A seleção das propostas será feita pela Diretoria de Extensão (Direx), com base nos seguintes critérios: compatibilidade com as exigências do Edital; estruturação das atividades; capacidade de execução; e histórico de atividades relacionadas ao tema.

O resultado preliminar está previsto para 15 de setembro, e o final para o dia 20 do mesmo mês.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo endereço eletrônico .

* Matéria atualizada às 10h24 do dia 29/08/2023 após retificação do cronograma da seleção.