Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Edital destina mais de R$ 100 mil a eventos institucionais

Edital destina mais de R$ 100 mil a eventos institucionais

Fomento é para Semana de Ciência e Tecnologia em dez municípios, e Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, na Capital
por Laura Silveira publicado: 28/06/2023 17h11 última modificação: 28/06/2023 17h11

Por meio do Edital nº 048/2023, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com seleção aberta para servidores da instituição interessados em coordenar localmente nos dez campi a edição deste ano da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). O fomento financeiro também prevê realização do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict).

Os dez campi da instituição poderão submeter propostas para a realização da SCT entre os dias 2 e 7 de outubro, com atividades presenciais e/ou on-line. O evento ocorre alinhado à proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e segue o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

Cada proposta da SCT deverá prever, no mínimo, a realização das Feiras de Ciência e Tecnologia, palestras, oficinas e rodas de conversa, além de atividades da área de iniciação científica e atividades makersO fomento do IFMS é de até R$ 100 mil, divididos igualmente para cada campus.

Já o Semict é organizado apenas pelo Campus Campo Grande, e será realizado presencialmente nos dias 23 e 24 de novembro. O evento prevê em sua programação a exposição de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes do IFMS e de outras instituições de ensino superior, além de mesas-redondas, palestras e espaço temático para apresentação de banners. O auxílio financeiro destinado para sua realização é de R$ 7 mil.

Os auxílios serão pagos aos coordenadores das propostas aprovadas, por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), e deverão ser utilizados exclusivamente para despesas de custeio, necessárias para a realização das atividades previstas nos projetos.

Todas as regras estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção do IFMS.

Submissão - Cada campus poderá submeter apenas uma proposta para a realização da SCT 2023, e o Campus Campo Grande deverá apresentar um projeto do Semict que contemple as dez unidades do IFMS.

O coordenador da proposta – docente efetivo do IFMS indicado pela diretoria responsável pela pesquisa, ensino e extensão no campus – deverá preencher documentos listados no edital e entregá-los à Coordenação de Pesquisa (Copei) do respectivo campus. O prazo se encerra nesta sexta-feira, 30.

A Copei terá até 4 de julho para enviar os projetos à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), via processo eletrônico a ser criado no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

A divulgação dos resultados preliminar e final do processo seletivo está prevista para os dias 28 de julho e 2 de agosto, respectivamente.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas ao e-mail .