Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Elaine Cassiano é primeira reitora reeleita do IFMS

Eleições IFMS 2023

Elaine Cassiano é primeira reitora reeleita do IFMS

Atual reitora será reconduzida para novo mandato com 35,99% dos votos da comunidade acadêmica em eleição realizada nessa quarta-feira, 6
por Vinicius Vieira publicado: 06/09/2023 22h48 última modificação: 08/09/2023 14h06

imagem reitora reeleita

Com 35,99% dos votos de estudantes, professores e técnicos-administrativos, a atual reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, foi reeleita para um novo mandato de quatro anos à frente da instituição em eleição realizada nesta quarta-feira, 6.

Elaine Cassiano, que é professora de Administração do Campus Campo Grande, concorreu ao cargo com o professor Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, atual diretor-geral do Campus Dourados, que obteve 31,78% dos votos da comunidade, e com o professor Guilherme Tommaselli, do Campus Três Lagoas, que recebeu 10,17% dos votos.

Com a campanha “Compromisso e Paixão pelo IFMS”, Elaine visitou as 11 unidades da instituição para uma série de reuniões com estudantes e servidores. A reitora ressaltou as dificuldades vivenciadas durante a pandemia e destacou a importância do diálogo presencial para o alinhamento de entendimentos.

"Em todas as unidades em que eu passei, percebi que muitos dos problemas eram de soluções locais, e não necessariamente do âmbito da reitoria. Durante a campanha, foi importante ter esse momento de conversa e diálogo pra gente poder esclarecer", afirmou.

A reitora agradeceu os votos recebidos de todos os segmentos e a confiança depositada para continuar o trabalho desenvolvido.

"Vamos trabalhar para o IFMS, para ser um lugar bom para a gente viver. Vamos pegar cada item do Plano de Gestão, fazer o levantamento orçamentário do que é preciso, para que a gente possa materializar o futuro que apresentamos", destacou.

Diretores-Gerais - Na eleição para diretor-geral dos campi do IFMS, houve renovação em sete das dez unidades. Nos outros três campi, os atuais ocupantes do cargo foram reeleitos.

Em Aquidauana, a pedagoga Andréa Marques foi eleita com 43,54% dos votos de estudantes e servidores. A docente Renilce Barbosa tornou-se a nova diretora-geral do Campus Corumbá com 41,26% dos votos computados. Em Dourados, o professor Ricardo Nascimento foi eleito com 41,96% dos votos da comunidade.

No Campus Jardim, o docente Luciano Duarte foi eleito diretor-geral com 55,26% dos votos da comunidade. O professor Wagner Antoniassi elegeu-se em Naviraí com 46,72% dos votos. Com 54,52% dos votos registrados, a docente Débora Ocon foi eleita diretora-geral no Campus Nova Andradina. Em Três Lagoas, o professor Edson Italo Mainardi Júnior foi eleito com 56,62% dos votos de estudantes e servidores.

Foram reeleitos os diretores-gerais dos campi Campo Grande, Dejahyr Lopes (45,68% dos votos); Coxim, Angela Kwiatkowski (61,27%); e Ponta Porã, Izidro dos Santos de Lima Junior (63,87%), candidato único no pleito.

Eleição - Participaram da votação 48,81% dos 12,5 mil eleitores aptos a votar. O percentual de abstenção foi de 51,19%, e de votos em branco 3,99%.

Entre os técnicos-administrativos, 96,45% dos aptos votaram, enquanto 97,59% dos docentes aptos a participar da eleição registraram o voto. Na categoria estudante, a participação foi 43,82% dos aptos. O mapa de apuração, por segmento e unidade, está disponível na Deliberação n° 061/2023.

Até 18 de setembro o processo será entregue ao Conselho Superior (Cosup) para homologação. Após a resolução do colegiado, o nome da reitora será encaminhado para a Presidência da República, responsável pela nomeação.

Todas as informações estão disponíveis no hotsite das Eleições IFMS 2023.

Reitora reeleita - Elaine Cassiano é doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, e mestre em Gestão Agroindustrial, com especializações em Gestão de Pessoas e Docência. Formada em Administração e Contabilidade, atua principalmente na Administração de Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico.

A docente leciona em programas de pós-graduação nas áreas de Gestão de Pessoas, Liderança e Inovação Tecnológica, e também em cursos de graduação e cursos técnicos. Coordenou cursos de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional, e atua como palestrante em áreas como Avaliação de Desempenho e Liderança.

Eleições IFMS 2023 - Este foi o terceiro processo de consulta à comunidade para escolha do cargo de reitor realizado pelo IFMS. O último ocorreu em 9 de outubro de 2019, quando foi eleita a atual reitora da instituição, Elaine Cassiano.

O processo foi conduzido pela Comissão Eleitoral Central, com apoio de Comissões Eleitorais Locais em cada unidade. A lista completa dos servidores e estudantes que formam as comissões está disponível na página Eleições IFMS 2023.

* Matéria atualizada às 14h06 de 08/09/2023 para inclusão de informações sobre os diretores-gerais dos campi eleitos e substituição da Deliberação nº 060/2023 pela Deliberação nº 061/2023.