Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Estágio oportuniza experiência inédita para estudantes do IFMS

Estágio oportuniza experiência inédita para estudantes do IFMS

Acadêmicos de graduação de Ponta Porã realizam atividades em universidade paraguaia por um mês. Iniciativa é fruto de cooperação internacional
por Laura Silveira publicado: 23/11/2023 15h01 última modificação: 29/11/2023 16h54
  • Acadêmicos de Ponta Porã realizam estágio na Universidade Nacional de Assunção - Foto: Arquivo Pessoal

• Além das atividades curriculares, estudantes participam de eventos - Foto: Arquivo Pessoal

Desde o início de novembro, quatro acadêmicos de cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão tendo a oportunidade de estagiar na Universidade Nacional de Assunção (UNA), no Paraguai.

Os estudantes cursam bacharelado em Agronomia e superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio no Campus Ponta Porã do IFMS. As atividades do estágio no país vizinho têm previsão de término no dia 6 de dezembro.

A experiência internacional é fomentada por meio do Edital nº 80/2023, elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com contribuição do Campus Ponta Porã. Os estudantes foram selecionados com base na renda per capita e no Coeficiente de Rendimento de cada um.

Cada selecionado recebeu auxílio financeiro no valor de R$ 3 mil, para custear parte das despesas com hospedagem, alimentação, seguro saúde e passagens. Eles foram isentos do pagamento das taxas acadêmicas da UNA.

• Marieli Morel é uma das estudantes do IFMS selecionadas para o estágio internacional - Foto: Arquivo Pessoal

• O campo experimental da universidade é um dos locais de realização do estágio - Foto: Arquivo Pessoal

• Estágio é realizado por um mês, das 8h às 14h - Foto: Arquivo Pessoal

"Desde que chegamos começamos a escrever um artigo, tivemos aula experimental de drone e topografia, ajudamos a plantar soja, conhecemos os laboratórios de silvicultura", relata Marieli Morel.

Uma das participantes é a acadêmica de Agronomia Marieli Moreira Morel, 25. Ela explica que, com o valor do auxílio financeiro, o grupo alugou um apartamento nas proximidades da UNA. O estágio é realizado das 8h às 14h, e a Universidade deu aos estudantes a liberdade de escolher as áreas que queriam conhecer e, com isso, optaram por fazer uma rotação nos cursos.

"Desde que chegamos começamos a escrever um artigo que vamos apresentar em parceria com a Universidade, também tivemos aula experimental de drone e topografia, ajudamos a plantar soja no campo experimental, conhecemos os laboratórios de silvicultura, entre outras atividades", relata a estudante do IFMS.

A diversidade das áreas de estudo também é ressaltada por Wuander Portillo Vieira da Silva, 20, acadêmico de Gestão do Agronegócio.

"O estágio, em si, é muito bom, a faculdade tem uma estrutura gigantesca. Passamos por várias áreas de estudo aqui, como administração agropecuária, engenharia florestal, bioeconomia, também fomos em eventos. O que mais gostei foi do campo experimental", aponta.

"O estágio é muito bom, a faculdade tem uma estrutura gigantesca. Fomos muito bem acolhidos. Todo mundo é parceiro, introduz a gente na realidade deles. Fizemos muitos amigos", afirma Wuander Silva.

Para ele, a experiência está sendo muito válida, não só pelo aprendizado na UNA, mas também por conhecer pessoas do país vizinho.

"Fomos muito bem acolhidos. Todo mundo é parceiro, quer conversar, chama a gente para fazer as coisas, nos introduz na realidade deles. Fizemos muitos amigos. Minha única ressalva é que, ao contrário do que muitos pensam, o custo de vida aqui não é barato, como moradia, comida e transporte, então estamos vivendo com o básico para não extrapolar", opina o estudante.

Além deles, realizam o estágio na UNA os acadêmicos de Gestão do Agronegócio, Janaína Oliveira Galvão e Mateus Espinola Machado.

• Wuander Silva cursa Gestão do Agronegócio no IFMS - Foto: Arquivo Pessoal

• Cada estudante recebeu R$3 mil de auxílio financeiro para custeio de parte das despesas - Foto: Arquivo Pessoal

"A realização do estágio é a materialização das ações de cooperação e das relações desenvolvidas ao longo dos últimos anos com a UNA", destaca a assessora Fernanda Belarmino.

Internacionalização - O edital de oferta do auxílio financeiro para o estágio é fruto da Cooperação Internacional entre o IFMS e a UNA, assinado em maio deste ano, em que ambas as instituições se comprometem a promover intercâmbio internacional, incluindo a oferta de vagas para estágio obrigatório na área de Agronomia e Agronegócio.

"A realização do estágio é a materialização das ações de cooperação e das relações desenvolvidas ao longo dos últimos anos com a UNA, com o intuito de estreitar as parcerias com países fronteiriços, possibilitando mais acesso dos nossos estudantes às oportunidades de mobilidade internacional", destaca a assessora de Relações Internacionais do IFMS, Fernanda Belarmino.

"A presença dos nossos estudantes nesse estágio é a realização de um desejo do Campus Ponta Porã, que tem por vocação e localização a internacionalização", ressalta o diretor Izidro de Lima Junior.

Já o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro de Lima Junior, ressalta que o estágio é mais uma etapa no processo de internacionalização da unidade.

"A presença dos nossos estudantes nesse estágio é a realização de um desejo do Campus Ponta Porã, que tem por vocação e localização a internacionalização. É a continuidade de nossa aproximação com a UNA, Paraguai e América Latina, e isso é primordial para que possamos avançar cada vez mais nesse caminho de internacionalização", ressalta.

O próximo passo, segundo o diretor, é a oferta de capacitação a servidores, para que o IFMS possa também receber visitantes internacionais.