Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Estudantes criam empresa com foco ambiental

Estudantes criam empresa com foco ambiental

Atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente 2023, evento do IFMS gratuito e aberto à comunidade que termina nesta sexta-feira, 2
por Juliana Aragão publicado: 01/06/2023 17h17 última modificação: 02/06/2023 10h03

Ensinar estudantes do ensino médio a administrar uma empresa que tenha como foco o viés da preservação ambiental. É com esse objetivo que professores do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) desenvolvem, desde o início do semestre, o projeto 'Economia circular: uma experiência eco fashion', uma das 'atrações' da Semana do Meio Ambiente 2023, que segue até esta sexta-feira, 2, nos dez campi da instituição.

Com base nas orientações dos professores das disciplinas de 'Economia e Mercado', 'Organização de Empresas', 'Gestão de Pessoas' e 'Rotinas de Pessoal', os estudantes do curso técnico integrado em Administração, cuja oferta no IFMS teve início este ano, 'abriram' dois brechós, com direito a pesquisa de mercado, logomarca e divulgação.

"A primeira ação dos estudantes foi organizar a arrecadação das roupas. Foi feita ainda uma ação de marketing, com divulgação em redes sociais, e agora - durante a Semana do Meio Ambiente - eles vão vender as peças arrecadadas", explica a professora Edilene de Oliveira.

"No início do semestre, nós dividimos os estudantes em grupos e cada um ficou responsável por uma área da empresa. A primeira ação deles foi organizar a arrecadação das roupas, e para isso foram espalhadas caixas pelo campus. Foi feita ainda uma ação de marketing, com divulgação em redes sociais, e agora - durante a Semana do Meio Ambiente - eles vão vender as peças arrecadadas", explica a coordenadora do curso e professora da disciplina 'Organização de Empresas', Edilene de Oliveira.

As roupas dos brechós serão comercializadas nos períodos das manhã e da tarde desta sexta-feira, 2, no Campus Campo Grande do IFMS, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2023. Apenas inscritos no evento poderão visitar os estandes

A estudante Anna Luiza Soares Carneiro de Oliveira, 14, relata a experiência de administrar uma empresa com foco na sustentabilidade ambiental.

"Foi muito interessante conhecer outros brechós, entender como colocar preço em uma roupa que será reutilizada e tornar essa peça acessível ao público. E ao nos dividirmos em setores - financeiro, loja física, planejamento geral, pesquisa de mercado e comunicação - percebemos que cada grupo depende dos outros, caso contrário haverá um desequilíbrio na empresa", ressalta.

"Ao nos dividirmos em setores - financeiro, loja física, planejamento geral, pesquisa de mercado e comunicação - percebemos que cada grupo depende dos outros, caso contrário haverá um desequilíbrio na empresa", ressalta a estudante Anna Luiza de Oliveira, 14.

O valor arrecadado com a venda das roupas será repassado a entidades assistenciais, que também receberão as peças que não forem comercializadas. No sábado, 3, está prevista uma roda de conversa entre os estudantes participantes do projeto e uma empresária do ramo de brechós.

O projeto, que conta com a parceria da Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS - TecnoIF/Campus Campo Grande, é desenvolvido ainda pelos professores Elaine Cristina Paganotti e João Massuda Jr..

Mais informações sobre o curso técnico integrado em Administração, que começou a ser ofertado pelo IFMS este ano, acesse as páginas do curso nos campi ofertantes: Campo Grande e Dourados.

• Estudantes do curso técnico em Adminsitração trabalham na empresa - Foto: Coordenação do Curso

• Anna Luiza de Oliveira, 14, é uma das estudantes que participam do projeto - Foto: Coordenação do Curso

• Logomarcas dos brechós das turmas dos períodos matuttino (esquerda) e vespertino (direita) - Foto: Coordenação do Curso

Semana do Meio Ambiente - A edição 2023 do evento teve início na quarta-feira, 31, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com o tema 'Soluções para a poluição plástica', a Semana oferece atividades gratuitas e abertas ao público, dentre as quais palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações culturais e de trabalhos sobre a temática, distribuição de mudas e sementes, limpeza de rios, córregos e nascentes, concursos de vídeo e de fotografia, entre outras.

Os interessados em participar devem se inscrever previamente. Algumas atividades têm vagas limitadas.

A programação completa do evento em cada local está disponível na página da SMA 2023.

O evento é realizado anualmente pelo IFMS desde 2011, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente ( 5 de junho).

O fomento institucional disponibilizado neste ano para a realização da SMA foi de R$ 20 mil, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi). A concessão dos recursos foi feita por meio do edital para seleção dos coordenadores locais do evento

Mais informações, fotos e o histórico da SMA estão disponíveis na página da Semana do Meio Ambiente.

Dúvidas e mais informações podem ser encaminhadas para a Pró-Reitoria de Extensão: .