Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Estudantes são premiados na Olimpíada de Robótica

Olimpíadas de Conhecimento

Estudantes são premiados na Olimpíada de Robótica

Equipes do IFMS participaram da etapa regional, na Capital. Alunos do Campus Jardim conquistaram a terceira colocação
por Osvaldo Sato publicado: 04/09/2023 17h29 última modificação: 04/09/2023 17h29
  • IFMS participou da OBR 2023 com mais de 100 estudantes. Foto: Divulgação/Campus Jardim

• IFMS participou da OBR 2023 com mais de 100 estudantes. Foto: Divulgação/Campus Aquidauana

• IFMS participou da OBR 2023 com mais de 100 estudantes. Foto: Divulgação/Campus Campo Grande

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participaram, nos dias 25 e 26 de agosto, da Etapa Regional Presencial da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A delegação do IFMS foi composta, ao todo, por 115 estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas, acompanhados de um coordenador de equipe e professores da instituição.

O evento foi realizado no Ginásio Moreninho, na capital Campo Grande, tendo reunido alunos das redes pública e privada de todo o estado.

Na competição, foram propostas simulações de ambientes reais de desastre. As equipes deviam realizar o resgate das 'vítimas' utilizando os robôs, os quais foram montados, programados, desenvolvidos e ajustados apenas pelos estudantes.

Durante seu percurso, o robô se deparava com obstáculos que compunham o desafio, como os redutores de velocidade e gaps que deviam ser superados; intersecções a serem solucionadas; e vítimas para serem resgatadas e colocadas nas áreas de resgate.

Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), na disputa principal, chamada de nível 2, a equipe do Campus Jardim conquistou a premiação mais relevante do IFMS, com o terceiro lugar.

“Dentro da robótica o estudante pode aplicar de forma prática muitos conhecimentos teóricos, além de se aprofundarem em diversas linguagens de programação”, destacou o professor Marcelo Junior.

“É importante esta integração de poder viajar, conversar com outros alunos que também estão estudando e desenvolvendo na área. Eles fazem grupos entre as várias equipes, trocam experiências, sendo esse mais um diferencial na formação e na vida acadêmica deles”, afirmou o professor Marcelo Junior, coordenador da equipe do Campus Jardim.

Ele explica que a robótica é uma oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.

“Dentro da robótica o estudante pode aplicar de forma prática muitos conhecimentos teóricos, além de se aprofundarem em diversas linguagens de programação, como Arduíno, C, Python e outros”, destacou o professor.

Mais resultados - A equipe do Campus Campo Grande conquistou a primeira colocação na modalidade de 'Melhor Programação' e o quarto lugar no nível 2. Já o Campus Aquidauana se consagrou no primeiro lugar da modalidade 'Melhor Projeto de Inovação Tecnológica', com a utilização de visão computacional em seu robô.

Para o deslocamento e estadia ao evento, foram disponibilizados ônibus e carros oficiais, além do pagamento de auxílios financeiros às equipes participantes, para custeio de alimentação e hospedagem. O recurso ultrapassou R$ 48 mil.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Roselene Ferreira, o apoio institucional à participação nestes eventos visa ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

"Estes eventos são oportunidades para os estudantes demonstrarem suas habilidades e criatividades na área da robótica e alçarem voos para competirem na regional ou nacional”, explicou a pró-reitora Roselene Ferreira.

“O apoio institucional para as atividades de robótica é importante pois estimula o interesse dos estudantes e servidores para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, sendo que estes eventos são oportunidades para os estudantes demonstrarem suas habilidades e criatividades na área da robótica e alçarem voos para competirem na regional ou nacional”, explicou a pró-reitora.

OBR - Promovida desde 2007, tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A competição é uma das principais olimpíadas científicas brasileiras, e atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina, classificando equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.

A OBR possui duas modalidades, Prática e Teórica, que procuram se adequar tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

A Modalidade Prática é promovida em eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes, sob orientação de seus professores e cientistas, para uma final nacional. Já a Modalidade Teórica ocorre nas escolas e em sedes regionais, onde os estudantes respondem questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) . Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

registrado em: , ,