Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Estudantes podem se inscrever para estágio curricular

Cadastro de Reserva

Estudantes podem se inscrever para estágio curricular

Prazo está aberto até 6 de agosto. Podem participar do estágio interno presencial matriculados em cursos técnicos e graduação
por Laura Silveira publicado: 27/07/2023 09h40 última modificação: 27/07/2023 09h40

Estudantes matriculados em cursos técnicos e graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem se inscrever na seleção de cadastro de reserva para estágio interno presencial não remunerado.

As inscrições devem ser feitas por meio da Página do Candidato da Central de Seleção até 6 de agosto.

Entre os requisitos, o interessado deve:

• estar regularmente matriculado a partir do semestre previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para início do estágio obrigatório;
  • ter idade mínima de 16 anos; e
  • ter disponibilidade para estagiar em regime de no máximo de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais, distribuídas nos períodos matutino, vespertino ou noturno.

Podem participar estudantes matriculados em cursos técnicos integrados, incluindo da modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), subsequentes, bachalerado, licenciatura e superior de tecnologia dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A relação completa dos cursos, turnos, pré-requisitos e carga horária semanal está disponível no Anexo A do edital de abertura da seleção, disponibilizado na Central de Seleção.

Já as atribuições dos estagiários encontram-se listadas no Anexo B do edital.

A carga horária de realização do estágio deverá ser compatível com o horário de aulas no IFMS e com outras atividades que demandem disponibilidade de carga horária, tais como projetos de pesquisa e/ou extensão.

Seleção - Terão prioridade na classificação e convocação estudantes inscritos que estejam na iminência de se formar.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 11 de agosto, já a divulgação do cadastro de reserva será a partir do dia 18 do mesmo mês.

Os selecionados serão convocados pelos campi em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), conforme cadastro de reserva.

O tempo máximo de duração do estágio será de seis meses, de acordo com a carga horária de estágio curricular obrigatório exigida no PPC.

A seleção terá validade para o segundo semestre letivo de 2023, podendo ser prorrogado conforme necessidade institucional.

Estágio curricular - É ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Tem como papel fundamental o desenvolvimento de habilidades e aptidões dos discentes, visando sua inserção e integração ao mundo do trabalho.

A concessão de estágio curricular obrigatório no IFMS não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e se dará mediante a celebração de Termo de Compromisso de Estágio Interno entre o estudante e a instituição.

Os estagiários não farão jus à remuneração ou benefícios adicionais tais como bolsa, auxílio alimentação, auxílio saúde ou auxílio transporte, decorrentes da atividade de estágio.