Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Eventos irão promover divulgação científica no Estado

Eventos irão promover divulgação científica no Estado

Semana de Ciência e Tecnologia será realizada em outubro, nos dez campi. Seminário de Iniciação Científica ocorrerá em novembro, na Capital
por Vinicius Vieira publicado: 16/08/2023 11h22 última modificação: 16/08/2023 11h25

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizará a edição 2023 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) no mês de outubro, nos dez municípios onde a instituição tem campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O resultado final do edital que selecionou propostas para a realização da SCT nos campi foi publicado no último dia 8, na Central de Seleção do IFMS.

A mesma seleção contemplou o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict), que este no será promovido pelo Campus Campo Grande.

O resultado publicado traz o nome do coordenador do evento em cada campus. As unidades deverão agora organizar as atividades makers, Feiras de Ciência e Tecnologia, palestras, oficinas, rodas de conversas, entre outros.

Por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), foram disponibilizados R$ 107 mil, sendo R$ 100 mil para os dez campi realizarem a SCT, além de outros R$ 7 mil para a realização do Semict.

O auxílio deverá ser destinado exclusivamente para despesas de custeio dos eventos, que posteriormente deverão ser comprovadas e estarão sujeitas a prestação de contas.

SCT 2023 – Alinhado à proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o tema deste ano será “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento será promovido pelos campi do IFMS entre 2 e 7 de outubro, com atividades presenciais, e a possibilidade de ações híbridas (on-line e presencial).

Realizada anualmente desde 2010, a SCT busca estimular o interesse de estudantes e servidores do Instituto Federal pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, promovendo a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e o público externo à instituição.

Também tem o objetivo de difundir atividades de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, despertando o interesse da sociedade para ações do IFMS, fomentando uma relação dialógica e transformadora.

Mais informações sobre as edições anteriores do evento estão disponíveis na página Semana de Ciência e Tecnologia.

Feiras do IFMS – Maior destaque da programação anual da SCT, as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS reúnem trabalho de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o estado.

Podem submeter trabalhos estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das escolas das redes pública e privada dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS, assim como ex-alunos do Instituto que concluíram os cursos após novembro do ano passado.

As inscrições para as Feiras 2023 estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas pelo orientador do trabalho no Sistema da Avaliação e Submissão de Projetos. O prazo segue até 11 de setembro.

Mais informações sobre o evento e o passo a passo para a inscrição estão disponíveis na página Feiras 2023.

Fotos e informações sobre as edições anteriores dos eventos constam na página Feiras de Ciência e Tecnologia.

Semict – Previsto para ocorrer nos dias 23 e 24 de novembro, no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS são apresentados trabalhos científicos de estudantes de graduação do IFMS e de outras instituições de ensino.

Entre os objetivos do Semict, está o de proporcionar intercâmbio entre estudantes participantes da Iniciação Científica e Tecnológica e seus pesquisadores orientadores, bem como entre esses e os membros dos comitês de avaliação interna e externa, além da avaliação e acompanhamento dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica destinados aos acadêmicos de nível superior.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas na página Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.