Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFMS emite nota de repúdio a atos antidemocráticos

IFMS emite nota de repúdio a atos antidemocráticos

Além de repudiar os ataques aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, instituição reiteira compromisso com a democracia
por Laura Silveira publicado: 09/01/2023 09h49 última modificação: 10/01/2023 11h46

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) emitiu Nota de Repúdio aos ataques ocorridos nesse domingo, 8, em Brasília (DF), nas sedes do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia na íntegra a nota assinada pela reitora em exercício e pró-reitora de Ensino, Cláudia dos Santos Fernandes:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) vem a público repudiar veementemente os ataques terroristas e antidemocráticos que ocorreram em Brasília (DF) nesse domingo, 8 de janeiro de 2023, nas sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Como instituição pública federal de ensino comprometida com a missão de promover a educação, o IFMS condena todo e qualquer ato que venha ferir ou sequer arranhar a democracia brasileira, cujo pilar é a Constituição Federal de 1988.

Entendemos que os responsáveis pelos danos contra o patrimônio público ocorridos na Capital da República Federativa do Brasil - considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco - devem ser identificados e punidos no rigor da lei.

Por fim, o IFMS reitera seu compromisso com a democracia e o respeito irrestrito aos poderes constituídos.

Conif - O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do qual o IFMS faz parte, emitiu nota sobre o assunto na noite desse domingo, 8. Confira na íntegra:

É com consternação que o pleno do Conif, Institutos Federais, Cefets e o Colégio Pedro II acompanham os desdobramentos dos atos terroristas que atentam contra a democracia brasileira, neste domingo (8/1). É necessário que os brasileiros e as brasileiras condenem esses ataques aos Três Poderes e preservem o Estado Democrático de Direito.

Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, não merece esse ataque sorrateiro ao seu patrimônio, que é um bem de todos os brasileiros. Os danos contra o patrimônio público, contra o Estado Brasileiro e a soberania popular precisam ser apurados, investigados e punidos ao rigor da lei, ainda que recaia sobre possíveis conivências do poder público.

Tal atentado fascista/terrorista contra o Brasil não irá triunfar e a tentativa de golpe fracassou e fracassará diante da democracia brasileira. Lula é o presidente do Brasil, Arthur Lira é o presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco é presidente do Senado, Rosa Weber é presidente do Supremo Tribunal Federal.

Crie-MS* - O Conselho de Reitores(as) das Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), do qual a reitora do IFMS Elaine Cassiano faz parte, emitiu a seguinte nota conjunta com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect):

O Conselho de Reitores(as) das Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul - CRIE-MS e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT, entidades
sediadas no Estado, e protagonistas da educação superior, ciência, tecnologia e inovação no MS, vêm a público repudiar os gravíssimos eventos ocorridos na capital federal do Brasil em 8 de janeiro de 2023, materializados em agressões, invasão e depredação do patrimônio público nas sedes dos Poderes da República: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Diante dos eventos do último domingo, reiteramos a plena defesa dos princípios inerentes ao Estado Democrático de Direito e a salvaguarda da harmonia dos poderes da República. É fundamental o fortalecimento das instituições e de seus poderes no âmbito do Executivo, Legislativo e Judiciário que coexistem e sustentam, juntas, a democracia brasileira.

O CRIE-MS e a FUNDECT emitem esta Nota Conjunta, assinada pelas instituições signatárias, de modo a registrar a indignação dos históricos inaceitáveis atos mencionados, cujas ações mancharam a história da República, inclusive, frente à comunidade internacional, em especial, no âmbito da Educação Superior e da Ciência.

Defendemos a diversidade de ideias e de pensamento, liberdade de expressão e imprensa, todavia, sempre nos posicionaremos contra as posturas que deturpem a ordem constitucional de nosso Brasil, do Estado de Mato Grosso do Sul e das nossas instituições.

* Texto atualizado às 11h46 de 10/01/2023 para inclusão da nota do Crie-MS.