Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFMS emite nota sobre ameaça de ataque ao campus

Coxim

IFMS emite nota sobre ameaça de ataque ao campus

Nota de esclarecimento é assinada pela reitora Elaine Cassiano e pela diretora-geral da unidade, Angela Kwiatkowski
por Laura Silveira publicado: 05/04/2023 14h01 última modificação: 05/04/2023 14h01

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) emitiu nesta quarta-feira, 5, nota de esclarecimento a respeito de fatos ocorridos no Campus Coxim.

O documento, assinado pela reitora Elaine Cassiano e pela diretora-geral da unidade, Angela Kwiatkowski, dá informações sobre o Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Polícia Civil em virtude de uma suposta ameaça compartilhada por estudantes do campus em um grupo de WhatsApp, com cunho de violência à vida de outras pessoas da comunidade acadêmica da instituição.

A nota também traz as medidas institucionais já adotadas e as que ainda serão tomadas em relação ao caso.

Confira a nota na íntegra:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) vem a público prestar esclarecimentos sobre o Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Polícia Civil em virtude de uma suposta ameaça compartilhada por estudantes do Campus Coxim em um grupo de WhatsApp, com cunho de violência à vida de pessoas da comunidade acadêmica da instituição.

A primeira medida adotada pelo campus foi o afastamento preventivo de tais estudantes da rotina escolar, que passaram a cumprir atividades letivas em Regime de Exercício Domiciliar, sendo os pais e/ou responsáveis previamente informados. A próxima ação institucional será a instauração de Comissão Disciplinar Discente, concomitantemente à investigação que já está sendo realizada no âmbito da Polícia Civil.

O IFMS esclarece ainda que solicitou à Polícia Militar que realizasse rondas na região onde está localizado o Campus Coxim nos dias 5 e 6 de abril, como medida preventiva e para assegurar a segurança de todos que estudam, trabalham ou visitam o local. Por tratar-se de uma instituição pública federal, a medida foi informada à Polícia Federal.

Sobre o funcionamento do campus, informamos que o prédio estará fechado a partir da próxima sexta-feira,7 (feriado da Paixão de Cristo), retornando às atividades letivas e administrativas na quarta-feira, 12, conforme estabelecido no Calendário Acadêmico 2023, devido ao feriado de aniversário do município de Coxim.

Por fim, o IFMS reforça ser uma instituição pública que tem a missão de promover a educação de excelência, prezando pela segurança e o bem-estar de seus estudantes e servidores, e repudia qualquer ato de violência ou ameaça à vida de todo e qualquer cidadão.