Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFMS novamente classifica mais finalistas na região Centro-Oeste

FEBRACE 2023

IFMS novamente classifica mais finalistas na região Centro-Oeste

Apesar de queda nacional em número de pesquisas apresentadas, Instituto mantém liderança nos trabalhos apresentados
por Paulo Gomes publicado: 15/03/2023 13h28 última modificação: 15/03/2023 14h17

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) mantém-se como a instituição de ensino da região Centro-Oeste que mais classificou projetos para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), liderança que se repete desde 2018.

Em 2023, a região enviou 13 trabalhos, sendo dois de Mato Grosso, dois do Distrito Federal e três de Goiás. Em Mato Grosso do Sul, cinco dos seis projetos classificados são do Instituto. As pesquisas conquistaram a classificação ao participar das Feiras de Ciência e Tecnologia organizadas pela Instituição.

“O IFMS tem uma história de destaque na FEBRACE. Há alguns anos somos o Estado com mais projetos credenciados da região. Este ano, a história se manteve. Fruto de muito investimento e esforço institucional em parceria com outras instituições. Participar da FEBRACE é uma experiência muito engrandecedora para nossas e nossos estudantes e docentes. É a oportunidade de conhecerem pesquisadores de várias partes do mundo e de serem conhecidos“, explica o professor Vitor Quadros Altomare Sanches, diretor de Pesquisa do IFMS.

A feira acontece nos dias 22 e 23 de março de 2023, no Espaço Multidisciplinar Inova USP, localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, térreo, Cidade Universitária – São Paulo/SP.

Conheça os trabalhos classificados:

Campus Dourados
Análise do Impacto do Fomo em Estudantes e Servidores do Instituto Federal, Campus Dourados
Estudantes: Emilly dos Santos Silva, Patrícia Aparecida Pedrozo Martins e Kamilly Lorena Portela de Mattos
Orientadores: Mary Fernanda de Sousa de Melo (Orientação) e Willerson Lucas de Campos-Silva (Coorientação)

Campus Campo Grande
Impressão 3d: Um Recurso no Ensino de Neutralização Ácido-Base (2731)
Estudante: Elise Lissa Hasegawa
Orientadora: Tatiane Alfonso de Araujo

Campus Três Lagoas
Protótipo Didático Automatizado para o Ensino do Eletromagnetismo Utilizando Elementos de Ficção Científica
Estudantes: Gabriel Nunes da Silva, Lucas de Souza Egea e Larissa Barbosa Lopes
Orientador: Diogo Ramalho de Oliveira

Campus Aquidauana
Aprendizagem Tecnológica Ativa e Integrada à Comunidade para o Enfrentamento da Insegurança Alimentar
Estudantes: Luiz Otávio Matias Ribeiro, Guilherme Gabriel da Silva Simão e Paulo Henrique Rodrigues Corrêa
Orientadores: Tânia Mara Miyashiro Sasaki (Orientação) , Sidney Roberto de Sousa (Coorientação)

Campus Nova Andradina
Uso de Câmera Térmica para Avaliação de Raízes em Perfil de Solo
Estudantes: Gustavo Peixoto Lopes, Maria Clara Reina Nicolau Frutuoso
Orientação: Grazieli Suszek (Orientação) e Mauro de Lima (Coorientação)

Feira – A Febrace é realizada pela Universidade de São Paulo (USP) desde 2003 com o objetivo de estimular o interesse em Ciências e Engenharia em jovens da educação básica, engajar professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades

A mostra de trabalhos tem foco na cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, reunindo anualmente estudantes e professores do ensino fundamental (8° ou 9° ano), ensino médio e técnico.