Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Abertas inscrições para 200 vagas em cursos de graduação

Ensino Superior

Abertas inscrições para 200 vagas em cursos de graduação

Prazo segue até 14 de fevereiro. Cursos são oferecidos em Jardim, Nova Andradina e Ponta Porã e seleção será por meio de notas obtidas no Enem
por Laura Silveira publicado: 04/01/2023 15h51 última modificação: 04/01/2023 15h51

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 200 vagas em cursos gratuitos de graduação nos municípios de Jardim, Nova Andradina e Ponta Porã, com ingresso no primeiro semestre de 2023.

O Edital nº 03/2023, com todas as regras, está disponível na Central de Seleção.

As inscrições devem ser feitas até 14 de fevereiro, pela Página do Candidato. Podem se inscrever aqueles que participaram de, pelo menos, uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2013 a 2022, e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação.

Ao se inscreverem, os candidatos autorizam o IFMS a consultar o seu resultado obtido no Enem no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desta forma, é obrigatório que a inscrição seja realizada no CPF do próprio candidato, para que a consulta da nota seja possível.

O preenchimento das vagas só poderá ser realizado pelos classificados e convocados pelo IFMS que possuam certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

Ações afirmativas - Metade das vagas ofertadas é destinada a candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas, 50% são para aqueles com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio.

Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção pelas ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição.

Seleção - Será feita, exclusivamente, com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições de 2013 a 2022 do Enem.

Considera-se nota total o resultado da média ponderada das notas das áreas de conhecimento e da redação. Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados pelo IFMS estão disponíveis no edital de abertura.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a sua maior nota obtida dentre as edições do Enem consideradas, observando a opção de cota do candidato.

A divulgação da primeira chamada está prevista para 16 de fevereiro. Já a segunda chamada deve ser publicada em 8 de março.

As vagas residuais, caso hajam, serão disponibilizadas para candidatos com Ensino Médio completo mediante inscrição realizada, presencialmente, na Central de Relacionamento do Campus do IFMS que oferta o curso pretendido, sendo os candidatos selecionados mediante classificação por ordem de inscrição.

As vagas para cursos de graduação do IFMS com ingresso no segundo semestre serão abertas nos próximos meses, algumas disponibilizadas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outras para candidatos que participaram das últimas edições do Enem.

Campus Curso Turno Vagas
Jardim Licenciatura em Computação Noturno 40