Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFMS recebe recursos para montar laboratório de solos

Ponta Porã

IFMS recebe recursos para montar laboratório de solos

Recursos obtidos por meio da Fundect serão utilizados para aquisição de equipamentos, insumos e pagamento de bolsas a estudantes
por Paulo Gomes publicado: 20/07/2023 09h11 última modificação: 20/07/2023 09h41
  • Representantes do IFMS e da Fundect assinaram o termo de outorga no último dia 7 - Foto: Ascom/IFMS

• Reitora Elaine Cassiano assinou o termo pelo IFMS - Foto: Ascom/IFMS

• Diretor-presidente, Márcio Pereira, assinou o termo pela Fundect - Foto: Ascom/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebeu da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) R$ 700 mil para investimentos na estruturação do laboratório de solos do Campus Ponta Porã. A estrutura será a primeira do município e região com capacidade para realizar análises e tem foco no atendimento ao pequeno produtor rural.

O valor será repassado ao IFMS por meio do projeto "Identificação, análise e recuperação de áreas agrícolas degradadas, submetidas a diferentes usos e manejo do solo em áreas assentadas da região de Ponta Porã – MS", de autoria do professor Eber Prado. O estudo terá duração de dois anos e poderá ser prorrogado por 12 meses. Os recursos poderão ser usados para aquisição de equipamentos, custeio de insumos e pagamento de bolsas para estudantes.

A Fundect é a fundação estadual responsável pela gestão de investimentos em ciência e tecnologia em Mato Grosso do Sul. O termo de outorga para a concessão do auxílio financeiro foi assinado no dia 7 de julho, na sede da fundação, em Campo Grande, pelo diretor-presidente, Márcio Pereira, pela reitora do IFMS, Elaine Cassiano, e pelo professor Eber, coordenador da iniciativa e responsável pela execução financeira do projeto.

"Este apoio tão expressivo da Fundect é resultado de uma aproximação efetiva entre o IFMS e a Fundação, que tem reconhecido o potencial da nossa instituição para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em MS", ressalta a reitora Elaine Cassiano.

"Este ano a Fundect tem entre seus objetivos investir em pesquisa nas escolas públicas, por este motivo estamos fazendo essa parceria com o professor Eber. Os investimentos serão importantes para os cursos do IFMS e para a região, pois vão ajudar na consolidação do laboratório e na formação de profissionais ainda mais capazes de atuar no desenvolvimento local", explica o presidente da fundação.

A reitora Elaine Cassiano ressalta o reconhecimento do IFMS como uma instituição promotora da ciência e tecnologia e, consequentemente, do desenvolvimento do Estado.

"Este apoio tão expressivo da Fundect para a estruturação do laboratório de solos do Campus Ponta Porã é resultado de uma aproximação efetiva entre o IFMS e a Fundação de Apoio, que tem reconhecido o potencial da nossa instituição para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Mato Grosso do Sul. São inúmeros projetos desenvolvidos nos campi que se encaixam perfeitamente nas linhas de fomento disponibilizadas pelo Governo do Estado", comenta a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

Projeto - O coordenador do projeto destaca a importância do apoio financeiro da Fundect para a estruturação do primeiro laboratório de solos do município de Ponta Porã, que atenderá toda a região.

"O laboratório será voltado para o atendimento do pequeno agricultor, além disso professores e estudantes do IFMS poderão participar de pesquisas com maior qualidade e voltadas para a realidade local”, explica o coordenador do projeto, professor Eber Prado.

“Atualmente, as amostras de solos têm que ser enviadas para outros municípios e até estados e, com o laboratório que será montado no Campus Ponta Porã, poderemos analisar aqui. Além disso, será um espaço voltado para o atendimento das comunidades, do pequeno agricultor e dos produtores de assentamento. Outro benefício é que professores e estudantes do IFMS poderão participar de pesquisas com maior qualidade e voltadas para nossa realidade local”.

Para atingir os objetivos, de acordo com o coordenador do projeto, serão adquiridos novos equipamentos para o Campus Ponta Porã, dentre os quais o espectrofotômetro de absorção atômica, que determina a fertilidade do solo, e o analisador TOC (Total Organic Carbon), aparelho que determina o carbono orgânico e a matéria orgânica no solo.

“Além desses dois equipamentos, que são de alto custo, vamos adquirir também aparelhos para determinação da textura do solo, além de diversos insumos”, completa o professor.

Atualmente, o Campus Ponta Porã possui cerca de 1.500 estudantes. Serão beneficiados diretamente pelo laboratório os cursos técnicos integrado e subsequente em Agricultura, além das graduações de Agronomia e Gestão do Agronegócio.

registrado em: ,