Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Iniciada matrícula para cursos de especialização

Lato sensu

Iniciada matrícula para cursos de especialização

Matrículas em Naviraí foram prorrogadas até o dia 14; em Campo Grande, o fim do prazo de matrícula foi alterado para o dia 16
por Osvaldo Sato publicado: 08/08/2023 09h58 última modificação: 14/08/2023 10h48

Segue aberto até segunda-feira, 14, o período de matrículas para os candidatos aprovados na seleção para o curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Edital nº 51/2023), ofertado pelo Campus Naviraí, com ingresso previsto para este segundo semestre letivo.

O resultado final e a convocação de primeira chamada para matrículas estão disponíveis na Central de Seleção.

Foram classificados os 47 candidatos inscritos, entre servidores da instituição e ampla concorrência (público geral), sendo que a prova escrita prevista foi cancelada e todos os inscritos convocados para matrícula.

Os convocados devem realizar o procedimento pelo Sistema de Matrículas do IFMS. Em caso de dúvidas, o candidato pode acessar o documento Orientações para a efetivação das matrículas (Anexo 2).

Os documentos solicitados para matrícula são:

  • a) Diploma de graduação; 
  • b) Comprovante de quitação com as obrigações militares;
  • c) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto; 
  • d) Cadastro de Pessoa Física (CPF); 
  • e) Foto 3x4; 
  • f) Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Além da apresentação da documentação para a efetivação da matrícula, o candidato deve estar quite com a Justiça Eleitoral.

Conforme o cronograma retificado, o início das aulas está previsto para ocorrer a partir de 29 de agosto.

Campo Grande - Também está aberta a matrícula da primeira chamada para o curso de especialização em Ensino de Ciências e Matemática (Edital nº 50/2023), a ser ofertado neste segundo semestre, na Capital.

Para esse curso, o período de matrículas foi prorrogado até 16 de agosto, via Sistema de Matrículas do IFMS. Confira os procedimentos no Anexo 2 do edital!

Outros cursos - Na página do Edital nº 49/2023 está disponibilizado o resultado final do sorteio eletrônico de seleção dos candidatos para os demais cursos de especialização ofertados pelo IFMS: Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ambos em Aquidauana e Campo Grande; Especialização em Informática Aplicada à Educação (Corumbá); e Especialização em Robótica Educacional, no Campus Coxim.

Nesta semana, são realizadas as bancas de heteroidentificação para candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos. O procedimento será realizado de forma presencial, conforme convocação publicada na Central de Seleção, apenas para os cursos ofertados em Campo Grande e Corumbá. 

Os candidatos dos cursos de especialização em Aquidauana e Coxim foram dispensados da realização da heteroidentificação, pois todos os inscritos foram aprovados automaticamente na seleção.

De acordo com o cronograma do processo seletivo, a divulgação do resultado final e primeira chamada deve ocorrer até 18 de agosto, com matrículas entre os dias 19 e 23.
*Matéria atualizada às 9h05 do dia 11/08/23 porque o prazo de matrícula para a Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Naviraí foi prorrogado até 14 de agosto (Edital n° 051.7/2023).
*Matéria atualizada às 10h48 do dia 14/08/23 porque o prazo de matrícula para a Especialização em Ensino de Ciências e Matemática em Campo Grande foi prorrogado até 16 de agosto (Edital n° 050.6/2023).