Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Iniciado prazo de inscrição de membros para Conselho Superior

Novo Cosup 24-25

Iniciado prazo de inscrição de membros para Conselho Superior

Podem participar estudantes e servidores. Também serão escolhidos representantes de egressos e da sociedade civil
por Osvaldo Sato publicado: 28/09/2023 15h17 última modificação: 28/09/2023 15h17

Foi aberto nesta quinta-feira, 28, o período para inscrições dos candidatos que almejam fazer parte do Conselho Superior (Cosup) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), durante o biênio 2024-2025.

O Cosup é o órgão colegiado máximo do IFMS e tem como finalidade colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição. Compete ao Conselho deliberar sobre a normatização, execução e avaliação das políticas institucionais.

Para a nova composição, foram publicados três editais, todos disponíveis na Central de Seleção do IFMS:

A escolha de discentes, docentes e técnicos-administrativos será feita por uma eleição com voto direto, na qual cada membro da comunidade escolar poderá votar em um de seus pares inscritos.

Já para a escolha de estudantes egressos e de instituições da sociedade civil, o processo se dará por indicação, dentre a lista de inscritos, feita após análise das candidaturas pela Presidência do Conselho Superior.

Inscrições - Estudantes e servidores interessados em participar devem se inscrever pela Página do Candidato até 16 de outubro.

Docentes e técnicos-administrativos devem pertencer ao quadro de pessoal ativo permanente do IFMS. Já os estudantes devem ser maiores de idade e estarem regularmente matriculados em curso técnico, de graduação ou de pós-graduação, ofertado presencialmente ou a distância.

A inscrição de candidatos da categoria Estudante Egresso é realizada até o prazo máximo de 27 de outubro, por meio de formulário on-line.

O mesmo prazo é válido para inscrições da categoria Sociedade Civil, as quais devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line e envio de ofício.

Confira mais informações, editais e demais formulários na página Novo Cosup 24-25.

Representação - Serão eleitos 12 novos conselheiros das categorias discente, docente e técnico-administrativo, sendo quatro representantes de cada segmento, além de seus respectivos suplentes, conforme as regras estabelecidas pelo Edital nº 75/2023.

Na categoria egressos, serão escolhidos dois titulares e seus respectivos suplentes, sendo um do nível médio e um da educação superior.

Serão escolhidas, ainda, seis instituições que representem a sociedade civil, sendo duas de cada segmento: entidade patronal, entidade dos trabalhadores, e setor público e/ou empresas estatais.

Saiba mais sobre a atuação do Cosup na página do Conselho Superior do IFMS.