Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Inscrição para graduação com ingresso no 2° semestre segue aberta

SISU 2023

Inscrição para graduação com ingresso no 2° semestre segue aberta

São ofertadas 80 para os cursos de Agronomia e Controle e Automação, em Naviraí e Três Lagoas. Seleção será pela nota do último ENEM
por Cleyton Lutz publicado: 16/02/2023 09h13 última modificação: 16/02/2023 09h24

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com inscrições abertas para 80 vagas em dois cursos de graduação (bacharelado): Agronomia, em Naviraí, e Controle e Automação, em Três Lagoas, com ingresso no 2° semestre. 

Podem se inscrever os participantes da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2022). Os interessados devem utilizar o Acesso Único do Governo Federal, portal que reúne informações sobre formas de ingresso no ensino superior, até dia 24 de fevereiro. 

O candidato precisa ter obtido nota acima de zero na prova de Redação. Também deve possuir certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente até 17 de julho. 

A seleção levará em consideração a nota do participante no Exame. 

Ação afirmativa  Do total das vagas ofertadas, 50% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escolas públicas. Dentre as vagas reservadas, parte delas destinam-se especificamente para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ou a pessoas com deficiência. 

Há ainda o bônus local – voltado aos candidatos da ampla concorrência, que residam na área de abrangência das unidades onde concorrem à vaga – que concede acréscimo de 20% à nota geral obtida no ENEM. 

Para os candidatos ao curso ofertado em Naviraí, terão direito ao bônus local os candidatos residentes e domiciliados no município ou também em Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti ou Mundo Novo. 

Já em Três Lagoas, terão direito os candidatos residentes e domiciliados no município, além de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Santa Rita do Pardo ou Selvíria. 

O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção

Cronograma – A primeira chamada será publicada na página do SiSU no dia 1º de março e republicada na Central de Seleção. 

O período para os candidatos convocados solicitarem matrícula será de 2 a 8 de março. No mesmo prazo, os candidatos não convocados poderão manifestar interesse à vaga por meio da lista de espera. 

Havendo vagas disponíveis, uma segunda chamada para matrícula será divulgada no dia 9 de março. A previsão é que as aulas se iniciem em 24 de julho. 

Heteroidentificação – Na mesma data de divulgação da primeira chamada será também publicada a convocação para a banca de heteroidentificação, voltadas aos candidatos inscritos nas ações afirmativas para pretos, pardos ou indígenas.

A banca de heteroidentificação, dos candidatos convocados em primeira chamada, deve acontecer no dia posterior, com divulgação do resultado preliminar em 3 de março.

Vagas ofertadas no 2° semestre de 2023

Campus Curso Turno Vagas
Naviraí Agronomia (bacharelado) Integral 40
Três Lagoas Engenharia de Controle e Automação (bacharelado) Integral 40