Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Inscrições de trabalhos para feiras científicas seguem abertas

Inscrições de trabalhos para feiras científicas seguem abertas

Submissão deve ser feita pelos orientadores de estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado
por Juliana Aragão publicado: 30/08/2023 14h02 última modificação: 13/09/2023 09h24

Segue aberto até 11 de setembro o prazo para inscrição de trabalhos a serem apresentados nas Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que serão realizadas no mês de outubro em dez municípios.

Podem submeter trabalhos estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das escolas das redes pública e privada dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS, assim como ex-alunos do Instituto que concluíram os cursos após novembro do ano passado.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo orientador, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos

É necessário cadastrar as informações sobre o trabalho de pesquisa e os autores, bem como submeter o resumo expandido, cujos modelos estão também disponibilizados na Central de Seleção do IFMS.

O passo a passo de como inscrever os trabalhos está disponível na página das Feiras 2023!

A divulgação da lista de trabalhos aprovados está prevista para 26 de setembro. A partir desta data, o orientador deverá submeter o resumo expandido corrigido e o relatório do trabalho.

Feiras de Ciência e Tecnologia - Fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2023, que terá como tema 'Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável'.

Cada campus realizará as Feiras em datas específicas:

• Aquidauana (Feciaq): 2 e 3/10
  • Campo Grande (Fecintec): 5 a 7/10
  • Corumbá (Fecipan): 5 e 6/10
  • Coxim (Fecitecx): 3 a 6/10
  • Dourados (Fecigran): 3 a 7/10
  • Jardim (Fecioeste): 4 e 5/10
  • Naviraí (Fecinavi): 4 a 6/10
  • Nova Andradina (Fecinova): 3 e 4/10
  • Ponta Porã (Fecifron): 3 e 4/10
  • Três Lagoas (Fecitel): 4 a 6/10

Avaliação e Premiação - Durante a realização das Feiras, os trabalhos apresentados pelos estudantes serão avaliados por uma comissão formada por professores, pesquisadores e estudantes de universidades, institutos federais, instituições de pesquisa, entre outras.

A avaliação será feita com base em critérios científicos ou tecnológicos, o que inclui problema/hipótese, coleta de dados/metodologia, elaboração do projeto, produtos/processos, além do conteúdo, clareza e organização das informações e dados contidos no resumo expandido, banner, relatório e caderno de campo (diário de bordo).

Todos os autores de trabalhos receberão certificado de participação no evento. Haverá premiação nas seguintes categorias:

• 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento listadas no item 3.7 do edital de seleção dos trabalhos;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental cada uma das cinco áreas do conhecimento listadas no item 3.7 do edital de seleção dos trabalhos;
  • melhor banner;
  • melhor relatório de trabalho;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor projeto na categoria nível fundamental;
  • melhor projeto na categoria convidados;
  • melhor projeto na categoria: impacto socioambiental; e
  • melhor projeto na categoria: inovação tecnológica.

Em caso de dúvida sobre o edital, o contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS deve ser feito pelo e-mail .

* Texto alterado às 9h24 de 13/09/2023 para a correção do período de realização da Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioste), que será nos dias 4 e 5 de outubro, e não 2 e 3 como havia sido informado.