Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Inscrições em cursos técnicos EAD terminam no domingo

Subsequente EAD

Inscrições em cursos técnicos EAD terminam no domingo

Seleção é feita por sorteio, sem a necessidade de provas. As aulas são gratuitas e os cursos começam em fevereiro
por Paulo Gomes publicado: 20/11/2023 13h45 última modificação: 20/11/2023 13h45

Terminam no próximo domingo, 26, as inscrições para 1.348 vagas gratuitas no processo seletivo para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, na modalidade a distância, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Os interessados devem fazer a inscrição na Página do Candidato na Central de Seleção do instituto.

É preciso ter o ensino médio completo até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2024. As aulas terão início entre em fevereiro de 2024.

Estão sendo ofertados os cursos de Administração, Edificações, Logística e Manutenção e Suporte em Informática, com polos de apoio presencial localizados em 18 municípios.

Na modalidade a distância do IFMS, os estudantes têm aulas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e um encontro presencial por semana no município onde a vaga foi ofertada.

O quadro completo de vagas e dias/turnos dos encontros presenciais, bem como o cronograma do processo seletivo, estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo do IFMS para fazer a inscrição, observando os endereços e horários disponíveis no no edital de abertura da seleção.

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita  igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Nesta seleção não haverá banca de heteroidentificação para constatação da veracidade da autodeclaração. No entanto, durante o período destinado às chamadas, poderão ser oferecidas denúncias nos casos em que a autodeclaração firmada pelos candidatos pretos e pardos se mostrar falsa. As denúncias deverão ser encaminhadas, por escrito, para os canais de comunicação da Ouvidoria do IFMS.

Seleção - Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, previsto para 8 de dezembro, sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread).

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado em 12 de dezembro. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 9 de janeiro de 2024.

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 10 e 19 de janeiro.

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas ao e-mail

Quadro de Vagas

Polo Presencial Curso Turno Vagas