Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Jogos do IFMS registram recorde de participantes

JIFMS 2023

Jogos do IFMS registram recorde de participantes

Evento foi aberto nessa quinta-feira, 15, no Campus Dourados. Competições seguem pelos próximos três dias
por Osvaldo Sato publicado: 16/06/2023 16h05 última modificação: 16/06/2023 16h05
  • Estudante de diferentes campi revezaram-se no transporte da tocha - Foto: Rodrigo Ávila

  • O estudante Luiz Fernando Batista, 17, fez o juramento do atleta - Foto: Rodrigo Ávila

  • Competição reúne 365 estudantes dos dez campi do IFMS, número recorde do evento esportivo - Foto: Rodrigo Ávila

  • Reitora Elaine Cassiano abriu os JIFMS 2023 ao lado do diretor-geral, Carlos Vinícius Figueiredo - Foto: Rodrigo Ávila

  • Delegação do Campus Aquidauana na abertura dos JIFMS 2023 - Foto: Rodrigo Ávila

  • Delegação do Campus Campo Grande na abertura dos JIFMS 2023 - Foto: Rodrigo Ávila

  • Delegação do Campus Corumbá na abertura dos JIFMS 2023 - Foto: Rodrigo Ávila

  • Delegação do Campus Coxim na abertura dos JIFMS 2023 - Foto: Rodrigo Ávila

  • Delegação do Campus Dourados na abertura dos JIFMS 2023 - Foto: Rodrigo Ávila

  • Delegação do Campus Jardim na abertura dos JIFMS 2023 - Foto: Rodrigo Ávila

  • Delegação do Campus Naviraí na abertura dos JIFMS 2023 - Foto: Rodrigo Ávila

  • Delegação do Campus Nova Andradina na abertura dos JIFMS 2023 - Foto: Rodrigo Ávila

  • Delegação do Campus Ponta Porã na abertura dos JIFMS 2023 - Foto: Rodrigo Ávila

  • Delegação do Campus Três Lagoas na abertura dos JIFMS 2023 - Foto: Rodrigo Ávila

Os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) foram abertos nessa quinta-feira, 15, em cerimônia realizada no Campus Dourados. A competição reúne 365 estudantes dos dez campi da instituição, o maior número desde que o evento esportivo começou a ser realizado, em 2014.

“Agradeço a presença de estudantes, professores de Educação Física, demais servidores e todos aqueles que contribuíram para que o evento se realizasse”, celebrou a reitora Elaine Cassiano ao abrir os JIFMS.

A abertura dos JIFMS 2023 ocorreu na quadra poliesportiva do campus, com participação dos estudantes, servidores e demais representantes da comunidade escolar. Estavam presentes na cerimônia a reitora Elaine Cassiano, o diretor-geral Carlos Vinícius Figueiredo, pró-reitores, diretores-gerais de outros campi e representantes do executivo e legislativo municipal.

“Ao abrir estes Jogos quero agradecer a presença de estudantes, professores de Educação Física, demais servidores e todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para que o evento se realizasse”, celebrou a reitora.

Com o objetivo de promover a troca de experiências entre estudantes, técnicos e docentes, com foco na integração entre ensino, pesquisa e extensão, os JIFMS são aguardados todos os anos com grande expectativa pela comunidade escolar.

“Nossos estudantes estão animados e dispostos, aguardando esta data para poderem participar e interagir uns com os outros”, afirmou o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo.

“Nossos estudantes estão animados e dispostos, desde os preparativos para o evento, com uma interlocução e troca de ideias, aguardando esta data para poderem participar e interagir uns com os outros”, afirmou o diretor-geral, que em seu discurso ressaltou ainda a importância do esporte para a permanência e o êxito dos estudantes na instituição.

Durante a cerimônia, a reitora anunciou que, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e em articulação com os professores de Educação Física, o IFMS prevê publicar um edital para concessão de bolsas a estudantes que desenvolvam ações esportivas.

“Queremos estimular a prática esportiva em nossa instituição, tendo o esporte como fundamental, pois buscamos uma formação integral que não seja apenas composta por conteúdo, mas que possa contemplar as áreas de interesse dos estudantes, como arte, esporte, pesquisa, pois o IFMS é para todos”, afirmou Elaine. 

  • As partidas de futsal são disputadas no Ginásio Municipal de Esportes - Foto: Rodrigo Ávila

  • Os jogos de vôlei estão sendo realizados no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão” - Foto: Rodrigo Ávila

  • Técnicos orientam atletas durante partida de vôlei - Foto: Rodrigo Ávila

  • Nesta edição dos JIFMS são disputadas provas em nove modalidades esportivas - Foto: Rodrigo Ávila

  • Competições seguem até segunda-feira, 19, com as finais do vôlei e do futsal - Foto: Rodrigo Ávila

  • Um dos objetivos dos JIFMS é promover a integração dos estudantes - Foto: Rodrigo Ávila

Atletas - Participam dos JIFMS 2023 estudantes de cursos técnicos e de graduação da instituição com até 19 anos. 

Muitos atletas estão dispostos a alcançar classificação para a etapa Centro-Oeste dos Jogos (JIFCO), que por sua vez classifica estudantes para os Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF). Este ano, o evento será realizado em Fortaleza (CE), um dos destinos turísticos mais procurados do país.

“Os JIFMS são uma oportunidade incrível para demonstrarmos nossos talentos e potenciais, pois a prática esportiva tem esse poder de fortalecer o nosso espírito e também promover uma vida saudável”, destacou Luiz Fernando Batista, estudante que fez o juramento de atleta.

É o caso do estudante Luiz Fernando Batista, 17, do Campus Dourados, responsável pelo juramento do atleta e que na última edição dos JIFMS se destacou nas provas de atletismo e futsal, nas etapas local e nacional.

“Neste ano teremos ainda o JIF Centro-Oeste, que não foi realizado ano passado, mas que é muito forte, principalmente no atletismo. Estou confiante que poderemos avançar, principalmente no futsal”, destacou.

A instituição que irá sediar os JIFCO 2023 será definida em breve.

Além de competir em uma modalidade que aprecia e tem treinado regularmente, Luiz Fernando vê o evento como uma oportunidade de demonstrar que o esporte agrega valor à vida dos estudantes.

“Os JIFMS são uma oportunidade incrível para demonstrarmos nossos talentos e potenciais, pois a prática esportiva tem esse poder de fortalecer o nosso espírito e também promover uma vida saudável”, finalizou.

Programação - As disputas das modalidades coletivas começaram na manhã desta sexta-feira, 16.

As partidas de vôlei e basquete são realizadas no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, localizado na Rua Itamarati, 100 - Jardim Água Boa. Já os jogos de futsal estão sendo disputados no Ginásio Municipal de Esportes, na Rua Monte Alegre, 3553 - Jardim Paulista.

No sábado, 17, começam as disputas das modalidades individuais - atletismo, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez -, todas sendo realizadas na sede da 4° Brigada de Cavalaria Mecanizada, localizada na Av. Guaicurus, s/nº - km 12. Na mesma data ocorrem as provas de natação, no período matutino, na sede da Unigran.

As disputas do judô serão realizadas no domingo, 18, no período matutino, na Associação Cano de Judô. O evento será encerrado na segunda-feira, 19, com as finais do vôlei e do futsal.

As competições das modalidades coletivas são abertas ao público e com entrada gratuita. Já as individuais serão realizadas de forma interna. A programação completa do evento está disponível na página dos JIFMS 2023.

JIFMS - O evento é organizado, anualmente, pelo campus sede e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

“É uma satisfação imensa receber aqui em Dourados, pela segunda vez, o maior evento estudantil do nosso IFMS, com número recorde de participantes. A animação da garotada é sensacional!”, comentou o coordenador dos Jogos, o professor Jair Brito da Costa, o 'Jack'.

O Campus Dourados - que já havia sediado os Jogos em 2017 - foi novamente escolhido como sede este ano por meio do Edital n° 20/2023, que disponibilizou fomento de R$ 92,4 mil para a realização do evento.

“É uma satisfação imensa receber aqui em Dourados, pela segunda vez, o maior evento estudantil do nosso IFMS, com número recorde de participantes. É gratificante ver todo o trabalho e empenho da equipe e, na cerimônia de abertura, presenciar a animação da garotada. É sensacional!”, comentou o coordenador dos Jogos, o professor Jair Brito da Costa, o 'Jack'.

Tradicionalmente, o evento reúne disputas em dez modalidades: atletismo, basquete, futsal, judô, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez. Nesta edição de 2023, handebol não está em disputa.

A primeira edição dos JIFMS foi promovida em 2014 pelo Campus Campo Grande, que voltou a sediar o evento nos dois anos seguintes. Os Jogos já ocorreram também em Corumbá (2018), Três Lagoas (2019) e Coxim (2022). Nos anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia de Covid-19, a competição não foi realizada.

Conheça mais sobre o evento esportivo institucional no site do IFMS.