Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Painel traz dados institucionais de pesquisa e extensão

Transparência

Painel traz dados institucionais de pesquisa e extensão

Ferramenta disponibilizada no site do IFMS permite a qualquer cidadão acompanhar as atividades e resultados das duas áreas
por Juliana Aragão publicado: 13/12/2023 14h34 última modificação: 13/12/2023 14h34

A fim de proporcionar a transparência da informação pública e o aperfeiçoamento da gestão do conhecimento, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) acaba de disponibilizar o Painel Institucional de Pesquisa e Extensão. A ferramenta está disponível na seção IFMS em Números do site da instituição. 

No painel, o usuário encontra ícones com informações específicas sobre cada área:

Extensão: quantitativo de projetos por campus, tema, edital e tipo de organização; e uma tabela detalhada com os nomes dos projetos, seus responsáveis, quantitativo de pessoas atendidas e situação de cada projeto.

Pesquisa: número de projetos por campus, edital, natureza, área de conhecimento; situação dos projetos; quantidade de projetos com relatórios pendentes; e tabela detalhada de cada projeto com a identificação do coordenador, período de execução, situação, título do projeto, entre outras informações.

"Como pesquisa e extensão são áreas finalísticas do IFMS, sentimos a necessidade de criar painéis com informações que fossem atualizadas diariamente", explica Diego Silva, diretor de Planejamento e Gestão do Conhecimento do IFMS.

O diretor de Planejamento e Gestão do Conhecimento do IFMS, Diego Silva, explica que os dados são extraídos do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), utilizado pela instituição para sistematizar as informações relacionadas à pesquisa e extensão.

"Como pesquisa e extensão são áreas finalísticas do IFMS, sentimos a necessidade de criar painéis com informações que fossem atualizadas diariamente. No caso específico deste painel, as informações vêm do Suap, sistema onde fica armazenado todo o histórico de projetos, relatórios e publicações", detalha.

Outro ícone disponibilizado no painel é do Sistema Monitor, que é subdividido nas áreas pesquisa e extensão. Essas páginas trazem indicadores e resultados alcançados.

"O maior benefício do painel é proporcionar aos gestores das duas áreas na instituição a verificação de como está a execução dos projetos, envio de relatórios e pendências de entregas. Futuramente, tentaremos integrar as informações do Sistema Acadêmico, onde estão os relatórios dos planos de trabalho dos docentes, com as informações da pesquisa e da extensão", planeja o diretor.

Outros painéis - O IFMS em Números reúne outros painéis, um deles inclusive com o nome da própria seção. Nele são disponibilizadas informações orçamentárias, no que tange a despesas de custeio e investimentos, e também ao orçamento destinado a obras, assistência estudantil e auxílio a servidores que realizam pesquisas.

Os outros painéis trazem dados sobre recursos de investimentos e despesas das 11 unidades da instituição, mapeamento de processos dos setores da reitoria, indicadores das áreas estratégicas do IFMS, planos anuais específicos dos últimos quatro anos e o lotacionograma, com a disposição dos servidores em cada unidade.