Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Planejamento do IFMS é validado pela comunidade

PDI 2024-2028

Planejamento do IFMS é validado pela comunidade

Reunidos em congresso, servidores, estudantes e gestores validaram objetivos e indicadores para novo Plano de Desenvolvimento Institucional
por Juliana Aragão publicado: 03/07/2023 17h22 última modificação: 04/07/2023 08h46
Com a colaboração de Laura Silveira
  • Congresso reuniu mais de 70 representantes da comunidade do IFMS no Bioparque Pantanal - Foto: Juliana Aragão

  • Gestores apresentaram indicadores sugeridos para os próximos cinco anos - Foto: Juliana Aragão

  • Shirley Costa, técnica do Campus Campo Grande, foi uma das proponentes de novos indicadores - Foto: Juliana Aragão

  • Sistemas de participação social foram disponibilizados aos participantes do congresso - Foto: Laura Silveira

  • Participantes puderam votar nos indicadores apresentados e submeter novas propostas - Foto: Laura Silveira

  • Na abertura do evento, reitora Elaine Cassiano falou sobre a importância de debates propositivos - Foto: Laura Silveira

  • Fernando Silveira, presidente da comissão que elabora o PDI 2024-2028, conduziu os trabalhos - Foto: Laura Silveira

  • Diego Silva, diretor de Planejamento, explicou como foi elaborado o Mapa Estratégico para 2024-2028 - Foto: Laura Silveira

  • Úrsula Maruyama, da Setec/MEC, falou sobre a importância do planejamento estratégico - Foto: Laura Silveira

  • Jefferson de Azevedo, reitor do IFF, também atuou como observador externo - Foto: Juliana Aragão

  • Grupo Oh-phill, formado por estudantes do Campus Campo Grande, abriu o evento - Foto: Laura Silveira

  • Estudantes encenaram a peça 'A Revolta da Mãe Terra' para encerrar o congresso - Foto: Juliana Aragão

Servidores, estudantes e gestores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participaram nos dias 27 e 28 de junho, em Campo Grande, do Congresso do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028). Na ocasião, o grupo debateu e validou os objetivos estratégicos e indicadores da instituição pelos próximos cinco anos.

Realizado no auditório do Bioparque Pantanal, o evento reuniu 76 participantes com direito à voz e voto. As votações da plenária foram realizadas de forma eletrônica.

"Entendemos que o processo de construção do PDI é democrático e que a comunidade deve participar ativamente do planejamento da instituição", ressaltou o presidente da Comissão Central do PDI 2024-2028, Fernando Silveira.

Responsável por conduzir os trabalhos do congresso, o presidente da Comissão Central do PDI 2024-2028 e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Silveira, destacou a participação da comunidade também na escolha da dinâmica para a validação dos objetivos e indicadores institucionais.

"No início do congresso, nós explicamos que o Mapa Estratégico seria apreciado primeiro e, em um segundo momento, seriam votados os indicadores. Alguns participantes, porém, sugeriram inverter a ordem dos trabalhos e a maioria  dos presentes concordou. Entendemos que o processo de construção do PDI é democrático e que a comunidade deve participar ativamente do planejamento da instituição", ressaltou.

Com a dinâmica dos trabalhos aprovada pela maioria, o coordenador da Subcomissão de Planejamento Estratégico do PDI 2024-2028, Diego Silva, que também é diretor de Planejamento e Gestão do Conhecimento do IFMS, explicou como foram construídos os documentos que seriam analisados no evento.

"A primeira etapa foi a aplicação da Matriz SWOT e suas análises, cujos resultados possibilitaram na construção do Mapa Estratégico. Para isso, a subcomissão trabalhou, fez uma proposta, debateu com gestores e remodelou o documento. Depois, nós partimos para a formulação dos indicadores, em reuniões específicas com cada setor da reitoria e, posteriormente, com contribuições dos gestores dos campi. Dessa forma chegamos aos documentos que serão analisados aqui hoje", detalhou Diego.

Os gestores do IFMS, então, apresentaram aos participantes do congresso os indicadores de suas respectivas áreas de atuação. Durante a explanação, os presentes puderam tirar dúvidas e debater as propostas que, ao final, foram disponibilizadas no sistema para votação.

Na etapa seguinte do evento, os representantes de estudantes, docentes e técnicos-administrativos tiveram a oportunidade de sugerir novos indicadores à instituição. Dos 135 indicadores aprovados, 31 foram sugeridos pelos participantes durante o congresso.

Ao final do evento, a maioria dos presentes aprovou também o Mapa Estratégico do IFMS 2024-2028, documento que reúne os objetivos estratégicos da instituição pelos próximos cinco anos.

Participantes - Entre os participantes natos do Congresso do PDI 2024-2028 estavam a reitora Elaine Cassiano, os pró-reitores, diretores-gerais dos campi, chefes de gabinete, diretor-executivo da reitoria, diretores sistêmicos, auditor, ouvidor, procuradora-chefe e assessores.

Os representantes das categorias estudante, docente e técnico-administrativo dos dez campi foram escolhidos por meio de processo seletivo. Na reitoria, foi selecionado um servidor técnico-administrativo.

"Um agradecimento aos gestores, que se debruçaram sobre a elaboração dos objetivos e indicadores, e aos estudantes e se servidores que se inscreveram na seleção para representar seus segmentos. Todos vocês estão aqui construindo mais um capítulo da história do IFMS", ressaltou a reitora Elaine Cassiano.

Na abertura do evento, a reitora Elaine Cassiano lembrou que mesmo com dois anos de pandemia o IFMS obteve resultados positivos e agradeceu a todos os presentes por aceitarem colaborar com o planejamento estratégico da instituição.

"Um agradecimento especial a todos que trabalharam para que este evento fosse realizado, aos gestores que se debruçaram sobre a elaboração dos objetivos e indicadores, e também aos estudantes e se servidores que se inscreveram na seleção para representar seus segmentos. Todos vocês estão aqui construindo mais um capítulo da história do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Que sejam dias de debates propositivos", ressaltou Elaine.

Também participaram do congresso dois observadores externos. Úrsula Maruyama, gerente de projetos da Diretoria de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), abriu o evento com uma palestra sobre planejamento estratégico. No segundo dia, Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), falou o processo democrático na rede federal e novos arranjos tecnológicos. 

Na abertura do evento estavam presentes ainda o coordenador de Popularização da Ciência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semades), Valdecir Alves, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento ao Ensino da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (EJUD-TJMS), Pedro Henrique Sant'ana Rissato.

PDI 2024-2028 - O Plano de Desenvolvimento Institucional tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

O processo de elaboração do PDI 2024-2028 iniciou-se em março do ano passado. Em agosto e setembro, estudantes e servidores dos dez campi e da reitoria participaram das reuniões da Matriz SWOT, ferramenta de gestão que identificou as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à instituição e que subsidiou a proposta de Mapa Estratégico.

A elaboração do PDI 2024-2028 prevê ainda mais uma etapa de participação social, com a Consulta Pública à minuta do documento que, por fim, deverá ser aprovado pelo Conselho Superior (Cosup) do IFMS.

Mais informações sobre as etapas de construção do documento estão disponíveis na página do PDI 2024-2028.

Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para .