Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Pós-graduandos podem se inscrever para Auxílio TCC

Pós-graduandos podem se inscrever para Auxílio TCC

Prazo de inscrição segue até 22 de setembro. Valor do auxílio varia de R$400 a R$500
por Laura Silveira publicado: 04/09/2023 14h03 última modificação: 04/09/2023 14h03

Está aberto a partir desta segunda-feira, 4, o prazo de inscrições na seleção que visa à concessão de Auxílio Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para estudantes de cursos de pós-graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), referente ao segundo semestre.

O Auxílio TCC tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso dos matriculados na especialização e mestrado. A seleção é regida pelo Edital nº 033/2023. O fomento para este segundo semestre é de até R$ 18 mil.

Ao todo, serão concedidos até 48 auxílios, pagos em parcela única diretamente na conta do contemplado, sendo 45 auxílios para discentes das especializações (lato sensu), no valor de R$ 400 cada, e três do mestrado (R$500 cada), distribuídos nos dez campi da instituição.

As inscrições devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção. É necessário anexar o Termo de Compromisso (Anexo I do edital de abertura), preenchido e assinado, no formato PDF.

Aqueles que possuem renda familiar de até um salário-mínimo e meio per capita devem submeter também o Anexo II, juntamente com documentos comprobatórios, previstos no edital.

Devem ser informados, ainda, em campo próprio do formulário de inscrição, os dados bancários (banco, agência e número da conta) nominais do candidato

Além dos procedimentos para submissão da inscrição, o estudante deverá preencher o Questionário Socioeconômico.

De acordo com o cronograma retificado, as inscrições seguem abertas até 22 de setembro.

Requisitos - Podem participar aqueles regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação ofertados pelo IFMS que estejam em fase de elaboração do TCC.

Para estudantes das especializações, o interessado deve estar com o Termo de Compromisso/Orientação já protocolado na coordenação do curso. Para mestrandos, estes devem estar aprovados no exame de qualificação e em fase de elaboração da dissertação.

O interessado não pode ter recebido, do IFMS, Auxílio TCC ou Auxílio para Capacitação, em razão do mesmo curso, em seleções anteriores.

Seleção - A avaliação será feita pelo Colegiado do Curso de pós-graduação, sob presidência do coordenador do curso, com o auxílio do Assistente Social do campus.

O principal critério de seleção é a renda familiar per capita. Após a classificação dos candidatos dessa faixa de renda, os demais estudantes serão classificados por ordem crescente, também de acordo com a renda.

Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 2 e 6 de outubro, respectivamente.

Auxílio TCC - Faz parte da Política de Assistência Estudantil do IFMS, a qual objetiva contribuir para a formação integral dos estudantes, buscando dirimir suas necessidades no que tange aos aspectos socioeconômicos e psicopedagógicos, por meio do desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações.

Mais informações estão disponíveis na página da Assistência Estudantil do IFMS.