Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Prazo de inscrição em Auxílio Monitoria termina na 5ª feira

Permanência e Êxito

Prazo de inscrição em Auxílio Monitoria termina na 5ª feira

Auxílio é de três parcelas de R$ 200 (cursos técnicos) ou R$ 300 (graduação). Inscrições devem ser feitas na Central de Seleção
por Paulo Gomes publicado: 08/08/2023 13h43 última modificação: 08/08/2023 13h43

Estudantes de cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem até o próximo dia 10, quinta-feira, para se inscrever na seleção para o Auxílio Monitoria, referente ao segundo semestre letivo.

São ofertadas 117 vagas, distribuídas por campus, turno e unidade curricular. O quadro completo está disponibilizado na Central de Seleção.

É necessário que o estudante esteja cursando, no mínimo, o 2º período do curso e que tenha sido aprovados na(s) unidade(s) curricular(es) da monitoria pretendida.

Demais requisitos de participação, assim como as competências dos monitores e os critérios usados na seleção dos candidatos devem ser consultados no edital de abertura do processo seletivo (Edital nº 012/2023).

Após a realização de entrevistas com os inscritos, os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 24 e 30 de agosto, respectivamente. O início das atividades de monitoria está previsto para início de setembro.

Auxílios - Os contemplados desenvolverão atividades de monitoria durante oito horas semanais. O auxílio mensal é de R$ 200, para alunos do ensino técnico, e de R$ 300, para acadêmicos do ensino superior, com vigência de três meses.

O montante destinado para o pagamento dos auxílios estudantis foi de até R$ 160 mil, dividido em duas seleções durante o ano. Além dos R$ 77.800,00 reservados para o segundo semestre, o edital prevê que os recursos não utilizados no primeiro semestre poderão ser remanejados para este semestre.

A monitoria é uma das iniciativas do Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS, cujo objetivo principal é apoiar as atividades que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos cursos ofertados na instituição.

Os objetivos do Programa de Monitoria do IFMS são:

• I . prestar apoio ao aprendizado dos estudante s, e em especial daqueles que apresentam maior grau de dificuldade para assimilar os conteúdos e/ou acompanhar as situações de aprendizagem em seus respectivos cursos;
  • II. despertar no estudante o interesse pelo ensino e oportunizar a sua participação no processo educacional, bem como em situações extracurriculares que o conduzam à sua plena formação;
  • III. contribuir com a finalidade de superar as situações de reprovação e de evasão estudantil nos campi da instituição;
  • IV. promover a integração entre estudantes e professores nas atividades acadêmicas;
  • V. estimular o compartilhamento de conhecimentos por meio da interação entre estudantes.

Os recursos destinados ao Programa são oriundos do orçamento geral do IFMS e seu montante é definido, anualmente, no planejamento orçamentário.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Pró-Reitoria de Ensino pelo endereço eletrônico .