Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Prorrogadas inscrições de trabalhos para feiras científicas

Prorrogadas inscrições de trabalhos para feiras científicas

Novo prazo vai até quinta-feira, 14. Podem participar estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9ª ano), médio e técnico integrado
por Juliana Aragão publicado: 12/09/2023 12h02 última modificação: 13/09/2023 09h21

Foi prorrogado até quinta-feira, 14, o prazo para inscrição de trabalhos a serem apresentados na edição 2023 das Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os eventos serão realizados em outubro nos dez municípios onde a instituição tem campus.

Podem ser submetidos trabalhos produzidos por estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das escolas das redes pública e privada dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS, assim como ex-alunos do Instituto que concluíram os cursos após novembro do ano passado.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo orientador no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos

É necessário cadastrar as informações sobre o trabalho de pesquisa e os autores, bem como submeter o resumo expandido, cujos modelos estão disponibilizados na Central de Seleção do IFMS, onde também é possível consultar o edital com as regras de participação nas feiras científicas.

O passo a passo de como inscrever os trabalhos está disponível na página das Feiras 2023!

Com a retificação do cronograma do edital, a divulgação da lista de trabalhos aprovados foi antecipada para 25 de setembro. O orientador deverá submeter o resumo expandido corrigido e o relatório do trabalho até o dia 26.

Feiras de Ciência e Tecnologia - Fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2023, que terá como tema 'Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável'.

Cada campus realizará as Feiras em datas específicas:

• Aquidauana (Feciaq): 2 e 3/10
  • Campo Grande (Fecintec): 5 a 7/10
  • Corumbá (Fecipan): 5 e 6/10
  • Coxim (Fecitecx): 3 a 6/10
  • Dourados (Fecigran): 3 a 7/10
  • Jardim (Fecioeste): 4 e 5/10
  • Naviraí (Fecinavi): 4 a 6/10
  • Nova Andradina (Fecinova): 3 e 4/10
  • Ponta Porã (Fecifron): 3 e 4/10
  • Três Lagoas (Fecitel): 4 a 6/10

Avaliação e Premiação - Durante a realização das Feiras, os trabalhos apresentados pelos estudantes serão avaliados por uma comissão formada por professores, pesquisadores e estudantes de universidades, institutos federais, instituições de pesquisa, entre outras.

A avaliação será feita com base em critérios científicos ou tecnológicos, o que inclui problema/hipótese, coleta de dados/metodologia, elaboração do projeto, produtos/processos, além do conteúdo, clareza e organização das informações e dados contidos no resumo expandido, banner, relatório e caderno de campo (diário de bordo).

Todos os autores de trabalhos receberão certificado de participação no evento. Haverá premiação nas seguintes categorias:

• 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento listadas no item 3.7 do edital de seleção dos trabalhos;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental cada uma das cinco áreas do conhecimento listadas no item 3.7 do edital de seleção dos trabalhos;
  • melhor banner;
  • melhor relatório de trabalho;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor projeto na categoria nível fundamental;
  • melhor projeto na categoria convidados;
  • melhor projeto na categoria: impacto socioambiental; e
  • melhor projeto na categoria: inovação tecnológica.

Em caso de dúvida sobre o edital, o contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS deve ser feito pelo e-mail .

* Texto alterado às 9h21 de 13/09/2023 para a correção do período de realização da Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioste), que será nos dias 4 e 5 de outubro, e não 2 e 3 como havia sido informado.