Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Prorrogado prazo da Avaliação do Docente pelo Discente

2º Semestre

Prorrogado prazo da Avaliação do Docente pelo Discente

Estudantes têm até o próximo dia 31 para responder questionários disponíveis no Sistema Acadêmico sobre atuação de professores
por Laura Silveira publicado: 26/10/2023 10h03 última modificação: 26/10/2023 10h03

Está prorrogado até a próxima terça-feira, 31, o prazo para que estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) avaliem a atuação de seus professores relativa ao segundo semestre letivo. As questões referem-se ao perfil do docente, metodologias de ensino e de avaliação.

Assim como ocorreu no primeiro semestre, o acesso à Avaliação do Docente pelo Discente (ADD) é pelo Sistema Acadêmico, com o mesmo login e senha já cadastrados, conforme o novo Regulamento da Avaliação.

Para participar, é necessário estar matriculado e não apresentar mais do que 25% de falta na unidade curricular ministrada pelo professor que será avaliado.

Podem responder os questionários estudantes dos cursos presenciais técnicos integrados e subsequentes, de graduação e pós-graduação do IFMS, que tenham módulos em andamento.

Na modalidade de educação a distância, são avaliados neste período os módulos 4 e 5 dos cursos subsequentes em Administração e em Manutenção e Suporte em Informática, bem como os módulos 10 e 11 do subsequente em Edificações, conforme informa a Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Cada nível ou modalidade de ensino tem um questionário próprio, como previsto no Regulamento.

Avaliação - Serão avaliados todos os professores, efetivos ou substitutos, que atuem nos cursos oferecidos pelos dez campi. Nas unidades curriculares que possuem mais de um docente, todos deverão ser avaliados. Os professores que ministram mais de uma unidade curricular serão avaliados em cada uma delas.

Não serão avaliados os professores que estiverem afastados por 30 dias ou mais.

A finalidade da ADD é fornecer dados e indicadores informados pelos discentes sobre o desempenho didático dos docentes no tocante aos processos de ensino e aprendizagem das unidades curriculares, conduzidos nos diferentes ambientes de aprendizagem.

Além disso, tem como objetivos:

• favorecer o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem nos cursos;
  •  estimular os docentes a refletirem sobre a própria prática a partir do feedback apresentado pelos estudantes; e
  • subsidiar o planejamento de ações de implementação/efetivação de políticas institucionais ou ações pontuais, com vistas a suprir fragilidades e consolidar os pontos fortes do ensino no IFMS.

Em caso de dúvida, o contato é pelo endereço eletrônico .