Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Publicada 1ª chamada para qualificação profissional a distância

FIC EAD

Publicada 1ª chamada para qualificação profissional a distância

Matrículas devem ser feitas entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro. Prova de nivelamento, para cursos de idiomas, começa nesta sexta-feira, 20
por Cleyton Lutz publicado: 19/01/2023 17h35 última modificação: 20/01/2023 10h26

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quinta-feira, 19, a classificação final e a primeira chamada para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados a distância em 14 municípios.

A seleção foi feita por sorteio, no último dia 12. Nos locais onde o número de inscritos foi menor que o de vagas, todos foram selecionados. 

Foram ofertadas 1.553 vagas para os cursos de qualificação profissional Espanhol Básico, Inglês Básico, Operador de Computador e Vendedor.

Os convocados em primeira chamada deverão fazer a matrícula on-line entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro. Os procedimentos estão descritos no Anexo IV do edital de abertura do processo seletivo

Caso haja vagas disponíveis, a segunda chamada será publicada no dia 9 de fevereiro, com matrículas entre os dias 10 e 15 do mesmo mês. 

Nivelamento - Os candidatos inscritos para os cursos de Espanhol e Inglês, nível II, que não realizaram o nível I, deverão fazer uma prova de nivelamento que avaliará as habilidades de comunicação escrita.

O objetivo é comprovar o conhecimento exigido para ingresso no nível desejado. O preenchimento das vagas das turmas em andamento está condicionado à aprovação no nivelamento e seleção por meio de sorteio eletrônico. 

A prova poderá ser feita a partir desta sexta-feira, 20, na plataforma de Cursos Livres do IFMS. O prazo se encerrará no dia 24. Aos participantes foi enviado um e-mail com as instruções para a realização do nivelamento.

A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 27 de janeiro. 

Qualificação profissional - Os cursos têm duração média de quatro meses. Alguns são ofertados totalmente a distância, enquanto outros preveem encontros presenciais semanais. 

O processo seletivo abrange polos de ensino em Amambai, Antônio João, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Sonora e Três Lagoas.

A previsão é de que aulas comecem no período de 27 de fevereiro a 4 de março, dependendo do polo.