Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Publicada 1ª chamada para cursos técnicos presenciais

Subsequente e Proeja

Publicada 1ª chamada para cursos técnicos presenciais

Candidatos convocados deverão fazer a matrícula, presencialmente ou de forma on-line, entre os dias 3 e 7 de julho
por Osvaldo Sato publicado: 29/06/2023 14h16 última modificação: 29/06/2023 14h16

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na terça-feira, 27, o resultado final e a primeira chamada para matrículas nos cursos técnicos subsequentes e técnicos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), com ingresso no segundo semestre letivo.

O resultado final e primeira chamada para as 80 vagas ofertadas em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio estão publicados na página do Edital nº 70/2022, disponível na Central de Seleção do IFMS.

No caso das 240 vagas abertas para cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Proeja, o resultado final e a primeira chamada podem ser conferidos na página do Edital nº 71/2022.

Os candidatos foram classificados como 'aptos à matrícula' e 'lista de espera', sendo que os primeiros obtiveram uma classificação dentro do número de vagas ofertadas em cada curso.

Matrículas - Devem ser feitas entre os dias 3 e 7 de julho, preferencialmente de forma presencial.

Para realização da matrícula presencial o candidato deve comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus para o qual se inscreveu, observando o endereço e o horário de atendimento da unidade do IFMS.

No ato, o convocado deve apresentar os seguintes documentos:

• Histórico Escolar (do ensino médio para candidatos do Edital nº 70/2022; e do ensino fundamental para candidatos do Edital nº 71/2022);
  • Documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade – RG; ou certificado de reservista; ou carteira de trabalho; ou carteira nacional de habilitação; ou outras elencadas nos editais;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • Uma foto atual digital 3x4 ou selfie em postura frontal, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
  • Para candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita, devem apresentar os documentos exigidos no Anexo IV;
  • No caso candidatos da ação afirmativa (cotas) para pessoa indígena, apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena - Rani, certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia, assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia;
  • No caso de candidato da ação afirmativa (cotas) para pessoa com deficiência, apresentar laudo médico, acompanhado do formulário de entrega (Anexo VI) preenchido e assinado.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.

Matrícula on-line - Os candidatos também têm a opção de fazer a matrícula de forma on-line. Neste caso, toda a documentação deve ser anexada ao Sistema de Matrículas do IFMS.

Ao acessar o sistema, o candidato poderá utilizar sua conta do Gov.BR ou ativar o acesso clicando em 'Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso'. Desta forma, será solicitado o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento e o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção do IFMS.

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. A primeira senha será enviada para o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção do IFMS.

Para acessar o Sistema de Matrículas, o convocado deve fazer o login com o CPF e inserir a senha enviada. Uma vez logado, o candidato deve conferir seus dados e depois anexar os documentos solicitados.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 mb cada, a partir dos documentos originais. Serão aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Também é necessário o preenchimento do Questionário Socioeconômico

As orientações sobre como fazer a matrícula estão disponíveis nos editais com os resultados finais e primeiras chamadas.

Lista de Espera - Os candidatos classificados em lista de espera - além do limite de vagas disponíveis para o curso escolhido - devem ficar atentos à divulgação das vagas remanescentes, prevista para ser publicada no dia 19 de julho.

Nos campi Coxim e Jardim, há vagas remanescentes que podem ser ocupadas por qualquer pessoa interessada, que cumpra com os requisitos do edital, mesmo que não tenha participado do processo seletivo. Para isso, o interessado deverá entrar em contato com o campus durante o período estipulado para matrículas.

Confira as vagas abertas à comunidade nos dois municípios:

• Coxim: curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática (Proeja)
  • Jardim: curso técnico em Edificações (Proeja)

O início das aulas para todos os cursos está previsto para 24 de julho.

Vagas - Ao todo, foram ofertadas 320 vagas para os cursos técnicos presenciais.

Para os cursos subsequentes, as 80 vagas foram distribuídas nos cursos técnicos em Edificações, no município de Aquidauana; e de Marketing, ofertado em Dourados.

Na modalidade Proeja, foram abertas 240 vagas para os cursos técnicos em Administração, Edificações, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática, com oferta em Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim e Três Lagoas.