Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Publicada lista de espera para cursos subsequentes presenciais

Jovem e Adulto

Publicada lista de espera para cursos subsequentes presenciais

Candidatos devem enviar documentação para matrícula até sexta-feira, 27. Parte dos cursos também está com vagas abertas a comunidade
por Cleyton Lutz publicado: 25/01/2023 14h15 última modificação: 25/01/2023 14h45

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta terça-feira, 24, a lista de espera e vagas remanescentes para cursos subsequentes presenciais com ingresso no primeiro semestre. 

Os candidatos precisam estar atentos à situação de cada curso: Marketing, em Dourados, e Agricultura, oferecidos em Naviraí e Ponta Porã, trazem lista de espera, observando o resultado do sorteio eletrônico, realizado no dia 14 de dezembro. 

Todos os candidatos podem solicitar a matrícula até sexta-feira, 27, enviando a documentação necessária. As vagas serão preenchidas respeitando o limite do número de vagas não ocupadas, a classificação do candidato e a reserva de vagas para ações afirmativas. 

Encerrado o período de solicitação de matrícula, as vagas que ainda existirem poderão ser preenchidas pelos demais interessados, obedecendo à ordem de chegada e/ou manifestação de interesse. 

Quem não possui acesso à internet poderá fazer a matrícula presencialmente, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus para o qual se inscreveu, observando o endereço e o horário de atendimento de cada unidade.

Importante:  a submissão da documentação pelos candidatos de lista de espera assegura apenas a expectativa de direito à vaga ofertada, uma vez que a matrícula se condiciona a existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares. 

Vagas remanescentes – Para o curso de Agricultura, em Ponta Porã, além da lista de espera, existem também vagas remanescentes abertas a todos os interessados atendam as exigências do processo seletivo. Este é o mesmo caso do cursos de Zootecnia, ofertado em Nova Andradina. 

Em ambos os casos, as vagas serão preenchidas por ordem de chegada e/ou manifestação de interesse. Para isso é necessário entrar em contato com o campus, observando o endereço e o horário de atendimento da unidade

O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.

Documentação – A solicitação de matrícula pode ser feita on-line, por meio do Sistema de Matrículas, ou presencialmente nos campi, por meio dos seguintes documentos:

  • histórico escolar do ensino médio ou equivalente (para os candidatos beneficiários de ação afirmativa, tanto na apresentação do histórico escolar quanto na do certificado de conclusão, deverá ficar comprovado que cada um dos anos foi cursado, com aprovação, em escola pública);
  • documento oficial de identificação;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (para candidatos entre 19 e 45 anos de idade);
  • foto atual digital 3x4 ou selfie (em postura frontal, nítida, individual, colorida, com fundo branco, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria).

Para os beneficiários de ação afirmativa é necessário também:

  • documentos exigidos no Anexo IV do edital de abertura(para aqueles com renda menor ou igual um salário-mínimo e meio per capita;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena, certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia, assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia para os candidatos indígenas);
  • laudo médico, acompanhado do formulário de entrega preenchido e assinado (para pessoas com deficiência).

Técnico Proeja – Os cursos técnicos integrados presenciais, na Educação de Jovens e Adultos (Proeja), também estão com vagas remanescentes abertas aos interessados. Para participar é necessário ter ensino fundamental completo e, no mínimo, 18 anos de idade. 

As opções são Administração, em Aquidauana e Dourados, e Manutenção e Suporte em Informática, no Campus Naviraí. Os interessados podem fazer a solicitação de matrícula e manifestação de interesse na vaga na unidade, portando a documentação necessária, conforme o edital publicado na Central de Seleção.

Em caso de dúvidas sobre ambos processos seletivos, o contato pode ser feito pelo correio eletrônico