Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Publicada lista preliminar de inscritos para cursos técnicos integrados

Exame de Seleção 2024

Publicada lista preliminar de inscritos para cursos técnicos integrados

No total, foram registradas 3.937 inscrições para prova de ingresso no IFMS. Prazo para recursos segue até quinta-feira, 19
por Osvaldo Sato publicado: 18/10/2023 10h22 última modificação: 18/10/2023 10h22

Foi publicada nessa terça-feira, 17, a relação preliminar das inscrições no Exame de Seleção 2024 para cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em dez municípios. No total, foram homologados 3.937 inscritos.

O documento encontra-se disponível na Central de Seleção, onde estão também publicados o edital de abertura nº 62/2023 e o cronograma completo do processo seletivo.

Os candidatos e/ou seus responsáveis devem verificar os dados da inscrição, como a opção de curso e o tipo de vaga (ampla concorrência ou ação afirmativa). Caso a informação não esteja correta, poderá fazer a correção, acessando a Página do Candidato, até quinta-feira, 19.

Para isso, deve acessar o sistema, selecionar 'Minhas Inscrições', depois 'Mudar Curso/Vaga', preencher as informações solicitadas e finalizar clicando em 'Enviar'.

Neste mesmo período, está aberto o período para recursos contra a relação preliminar e também para o pedido de atendimento diferenciado para pessoas com necessidades específicas.

Para submeter um recurso, o interessado deve também acessar a Página do Candidato e selecionar a opção 'Minhas Inscrições'. Depois, deve avançar pela seção 'Recursos', preencher informações solicitadas, anexando documentação comprobatória e finalizar em 'Enviar'.

No caso de candidatos ou responsáveis legais que tenham efetuado inscrição na Central de Seleção e realizado pagamento até 9 de outubro, pelo Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), estes podem interpor recurso, anexando o comprovante de pagamento, com a ressalva de não ser aceito o comprovante de agendamento bancário.

A divulgação do resultado final das inscrições homologadas e dos locais de prova ocorrerão no próximo dia 25.

Saiba mais no hotsite do Exame de Seleção 2024!

Exame - A prova deve ser aplicada no dia 29 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas.

Será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no edital (Anexo X).

Está previsto que o resultado final e a primeira chamada sejam publicados em 20 de dezembro, com matrículas em janeiro de 2024.

Vagas e cursos - São 1.824 vagas em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados gratuitamente nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio tem duração média de três anos. Nestes, o matriculado cursa o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida ao mesmo tempo.

O concluinte recebe o diploma do ensino médio e também a formação técnica profissional, o que possibilita tanto buscar uma vaga em curso superior como uma colocação no mundo do trabalho.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito para o endereço eletrônico .