Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Decreto reconduz reitora reeleita ao cargo no IFMS

Decreto reconduz reitora reeleita ao cargo no IFMS

Elaine Cassiano foi escolhida pela comunidade em votação realizada em setembro, assim como foram eleitos os novos diretores-gerais dos dez campi da instituição
por Osvaldo Sato publicado: 06/12/2023 12h46 última modificação: 07/12/2023 12h16

Foi publicado nesta quarta-feira, 6, o decreto de recondução de Elaine Cassiano ao cargo de reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), com mandato previsto de quatro anos. O documento foi assinado na terça-feira, 5, pelo presidente da república em exercício, Geraldo Alckmin, e subassinado pelo ministro da educação, Camilo Santana.

Elaine foi reeleita para um novo mandato no dia 6 de setembro. A votação contou com participação através do voto direto da comunidade escolar, nos segmentos docente, técnico-administrativo e discente.

Todos os detalhes do processo eleitoral, como resultados, regulamentos e demais documentos, estão disponíveis na página Eleições IFMS.

Posse - Está prevista uma solenidade de recondução ao cargo da reitora a ser realizada em Campo Grande-MS, após sua posse ser realizada em Brasília-DF.

Neste evento de recondução ao cargo, a reitora dará também posses dos dez diretores-gerais eleitos para os próximos quatro anos, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Diretores-Gerais - Na eleição para diretor-geral dos campi do IFMS, realizada simultaneamente a de reitor, houve renovação em sete das dez unidades. Nos outros três campi, os atuais ocupantes do cargo foram reeleitos.

Dentre os novos diretores estão: a pedagoga Andréa Marques (Campus Aquidauana), e os docentes Renilce Barbosa (Corumbá), Ricardo Nascimento (Dourados),  Luciano Duarte (Jardim), Wagner Antoniassi (Naviraí),  Débora Ocon (Nova Andradina) e Edson Italo Mainardi Júnior (Três Lagoas).

Foram reeleitos os diretores-gerais: Dejahyr Lopes (Campus Campo Grande), Angela Kwiatkowski (Coxim) e Izidro dos Santos de Lima Junior (Ponta Porã).

Eleições IFMS 2023 - Este foi o terceiro processo de consulta à comunidade para escolha do cargo de reitor realizado pelo IFMS. O último ocorreu em outubro de 2019, quando a atual reitora da instituição, Elaine Cassiano, foi escolhida.

O processo foi conduzido pela Comissão Eleitoral Central, com apoio de Comissões Eleitorais Locais em cada unidade. A lista completa dos servidores e estudantes que formaram as comissões está disponível na página Eleições IFMS 2023.

*Atualizada em 07/12/2003 para correção de informações. Diferentemente do que informado anteriormente, ainda não há uma confirmação de que a solenidade de recondução da reitora e posse dos diretores-gerais seja realizada no dia 18 de dezembro. Para que essa solenidade ocorra, o Governo Federal deve antes dar posse à reitora, em Brasília-DF. Depois disso, a data da solenidade será programada e divulgada.