Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Abertas 80 vagas para seleção no ensino superior

SISU 2023

Abertas 80 vagas para seleção no ensino superior

Cursos de graduação são ofertados em Naviraí e Três Lagoas. Seleção será feita pelo Sistema de Seleção Unificada, utilizando a nota do Enem
por Osvaldo Sato publicado: 03/02/2023 09h48 última modificação: 03/02/2023 09h54

Está publicado o edital do processo seletivo para ingresso nos cursos superiores de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com ingresso no segundo semestre letivo deste ano.

A seleção será feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nas notas obtidas pelos candidatos na edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São oferecidas 80 vagas para dois cursos de bacharelado: 40 para Agronomia, no Campus Naviraí; e outras 40 para Engenharia de Controle e Automação, no Campus Três Lagoas.

Do total, 50% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escolas públicas. Dentre as vagas reservadas, parte delas destinam-se especificamente para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ou a pessoas com deficiência.

Há ainda "ação afirmativa local - bônus" – voltada aos candidatos da ampla concorrência, que residam na área de abrangência das unidades onde concorrem à vaga – que concede acréscimo de 20% à nota geral obtida no Enem.

Para os candidatos ao curso ofertado em Naviraí, terão direito ao bônus local os candidatos residentes e domiciliados no município ou também em Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti ou Mundo Novo.

Já em Três Lagoas, terão direito os candidatos residentes e domiciliados no município, além de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Santa Rita do Pardo ou Selvíria.

O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.

Inscrições – Devem ser feitas de 16 a 24 de fevereiro, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Poderão se inscrever os candidatos que participaram do Enem 2022 e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação.

É de responsabilidade exclusiva do candidato observar os procedimentos e prazos estabelecidos no Sisu, bem como o cronograma do edital, além de verificar os documentos exigidos para a matrícula.

Para preenchimento da vaga, o candidato deve ainda possuir certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, com previsão de conclusão até 17 de julho de 2023.

Cronograma – A primeira chamada será publicada na página do Sisu no dia 1º de março e republicada na Central de Seleção.

O período para os candidatos convocados solicitarem matrícula será de 2 a 8 de março. No mesmo prazo, os candidatos não convocados poderão manifestar interesse à vaga por meio da lista de espera.

Havendo vagas disponíveis, uma segunda chamada para matrícula será divulgada no dia 9 de março. A previsão é que as aulas se iniciem em 24 de julho.

Heteroidentificação – Na mesma data de divulgação da primeira chamada será também publicada a convocação para a banca de heteroidentificação, voltadas aos candidatos inscritos nas ações afirmativas para pretos, pardos ou indígenas.

A banca de heteroidentificação, dos candidatos convocados em primeira chamada, deve acontecer no dia posterior, com divulgação do resultado preliminar em 3 de março.

É necessário que os candidatos se atentem às datas do cronograma relativas ao processo de heteroidentificação e também quanto aos procedimentos necessários, pois os ausentes serão reclassificados para o final da lista de ampla concorrência.

Mais vagas – Outra seleção para cursos de graduação encontra-se em andamento no IFMS, por meio do edital nº 03/2023.

São oferecidas 200 vagas para os campi Jardim, Nova Andradina e Ponta Porã, nos cursos de Agronomia (bacharelado), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (tecnologia), Gestão do Agronegócio (tecnologia) e Computação (licenciatura). As inscrições seguem até 14 de fevereiro.

A seleção será baseada na nota do Enem, porém não pelo Sisu. A instituição utilizará como critério a nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições de 2013 a 2022 do Exame.