Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Aberta seleção para projetos com fomento institucional

Aberta seleção para projetos com fomento institucional

Recurso destinado será de até R$ 400 mil, para concessão de auxílio financeiro e pagamento de bolsas aos estudantes
por Osvaldo Sato publicado: 24/01/2023 10h37 última modificação: 24/01/2023 10h37

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tornou público o edital de seleção para projetos de ensino a serem desenvolvidos na instituição em 2023, com auxílio financeiro para custeio e pagamento de bolsas aos estudantes participantes.

Serão contemplados até 40 projetos, dentre as propostas apresentadas pelos dez campi, com a concessão do auxílio em cota única de mil reais, pagos ao servidor definido como coordenador.

Serão disponibilizadas ainda até 120 bolsas mensais, pagas em nove parcelas, no valor de R$ 300, para estudantes dos cursos técnicos integrados ou subsequentes, e de R$ 400, para acadêmicos da graduação, sendo três bolsas por projeto.

Os projetos de ensino devem preferencialmente serem articulados com a extensão e/ou a pesquisa, visando a implementação e promoção de ações educativas nos cursos presenciais: técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes e também de graduação.

O edital nº 05/2023, com todas as informações sobre o certame, está publicado na Central de Seleção.

Inscrições – Devem ser feitas de 1º de fevereiro à 1º de março, pelo coordenador do projeto, exclusivamente no módulo "Projeto de Ensino" do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

O projeto deverá apresentar, dentre outras informações, a caracterização dos beneficiários, justificativa, fundamentação teórica, objetivos, metodologia, metas e resultados esperados.

Seleção – As propostas serão avaliadas por uma comissão de avaliação constituída por meio de portaria, emitida pela direção-geral de cada campus.

Para serem aprovados, os projetos deverão atingir pontuação igual ou superior a 70% do total de pontos possíveis, de acordo com o quadro de critérios de classificação, disponibilizado pelo edital. Os resultados preliminar e final devem ser divulgados nos dias 22 e 29 de março, respectivamente.

Os projetos deverão ser desenvolvidos no período de 3 de abril à 15 de dezembro, com entrega do relatório parcial no dia 4 de julho e o final até 22 de dezembro de 2023.

Fluxo contínuo – Com o mesmo objetivo, porém sem a concessão de fomento, também foi publicado o Edital de fluxo contínuo n.º 04/2023

O documento disciplina os procedimentos de inscrição, análise, aprovação, execução, acompanhamento e avaliação de projetos de ensino, a serem desenvolvidos na instituição no período de 7 de fevereiro a 20 de dezembro deste ano.

O edital contempla projetos referentes a cursos presenciais e a distância, nos níveis médio técnico e superior. Os projetos podem ser registrados até 29 de setembro, pelo coordenador, também no módulo "Projeto de Ensino" do SUAP.

Maiores esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo de ambos os editais podem ser encaminhados ao e-mail proen@ifms.edu.br, da Pró-reitoria de Ensino (Proen).