Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Reajustados valores de bolsas de pesquisa

Estudante

Reajustados valores de bolsas de pesquisa

Reajuste é de 75% para bolsas do ensino superior e de 200% para nível médio. Novos valores serão pagos a partir de abril
por Laura Silveira publicado: 10/03/2023 09h51 última modificação: 10/03/2023 17h07

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) reajustou o valor mensal pago para estudantes bolsistas da área da pesquisa.

A decisão foi oficializada por meio das retificações, publicadas neste mês, dos editais das respectivas seleções de 2022 pelas quais são ofertadas atualmente as bolsas:

Edital nº 029/2022 - Iniciação Científica e Tecnológica;
Edital nº 030/2022 - Projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação; e
Edital nº 031/2022 - Participação de meninas e mulheres em pesquisas científicas.

A medida é consequência do reajuste concedido pelo Governo Federal nas bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O reajuste anunciado pelo IFMS é de 75% para a iniciação científica e de 200% para a iniciação científica junior. Desta forma:

- Bolsas ensino médio (Pibic-EM): o valor aumenta de R$ 100,00 para R$ 300,00 mensais;
- Bolsas ensino superior (Pibic, Pibic-AF e Pibiti): o valor aumenta de R$ 400,00 para R$ 700,00 por mês.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Roselene Oliveira, os novos valores serão repassados aos estudantes a partir do mês que vem.

"O IFMS irá pagar as bolsas com valores reajustados a partir de abril, e também pagará a diferença retroativa dos valores de fevereiro e março. As bolsas de iniciação científica têm um papel muito importante para o avanço da pesquisa na instituição, além de contribuir com a permanência e êxito dos estudantes", aponta.

"O IFMS irá pagar as bolsas com valores reajustados a partir de abril, e também a diferença retroativa dos valores de fevereiro e março", aponta a pró-reitora de Pesquisa, Roselene Oliveira.

A pró-reitora ressalta que o aumento não é exclusivo aos bolsistas do CNPq. O IFMS também irá pagar os mesmos valores para os estudantes que recebem via fomento institucional, utilizando recursos do orçamento discricionário da reitoria.

"Temos dois fomentos de bolsas, um do CNPq, que é do Governo Federal, e outro do IFMS. No fomento do Instituto, nós temos o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnologia (Pitec), que regulamenta os procedimentos das bolsas concedidas aos estudantes. Conforme estabelecido no Programa, a instituição deve seguir a tabela de reajustes dos valores do CNPq", explica Roselene.

Segundo a Propi, 226 estudantes serão beneficiados pelo reajuste dos valores, sendo 144 bolsistas via programa institucional e 82 do CNPq.